Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tradicionalismo

Enart recebe os primeiros visitantes no acampamento

O 32º Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart) se aproxima. Faltam apenas quatro dias para a abertura, marcada para 19 horas de sexta-feira. A principal atração será a apresentação do CTG Tiarayú, de Porto Alegre, vencedor do ano passado. Enquanto isso, os dez palcos para apresentação das modalidades estão sendo montados. O principal é no Ginásio Poliesportivo, onde os 40 grupos das Danças Tradicionais Força A passarão no sábado. Apenas metade retornará ao tablado no domingo.

No total, serão quatro mil competidores. Os estandes das praças de alimentação e comércio já começam a ganhar forma. A expectativa é de que 60 mil pessoas transitem pelo Parque da Oktoberfest durante os três dias de evento.

Os primeiros acampamentos já foram erguidos. A aposentada Edna Pizzutti, de 60 anos, é de Santa Cruz do Sul e reserva um espaço para amigos do CTG Estância Gaúcha, de Canoas. Os visitantes chegarão somente na sexta-feira. “Todos os anos venho acampar. O pessoal de Canoas, da patronagem do CTG, chega depois. São 20 pessoas”, afirma.

Publicidade

O mecânico Bruno Mascyejewski, de 30 anos, puxava o fio para uma ligação de energia ontem à tarde. Ele explica que a família faz parte do Piquete Galo Veio, de Santa Cruz do Sul. Uma parte do terreno é reservada para amigos de Pelotas. “Desde domingo já tem gente aqui. Nos próximos dias, vai ser montada uma barraca grande, para 50 pessoas”, comenta.


Edna reserva espaço para amigos do Estância Gaúcha, de Canoas. Foto: Bruno Pedry.

Grupo mais popular

Publicidade

Uma das novidades desta edição é a escolha de grupo de danças tradicionais mais popular por meio de aplicativo. A iniciativa dá continuidade ao processo de modernização do evento, iniciado há dois anos, quando foi implantado o sistema de publicação, em telão, das notas dos grupos de Danças Tradicionais em tempo real.

Início deve ser com chuva

Na quinta-feira, há previsão de chuva para o Vale do Rio Pardo. A queda na temperatura máxima será de dez graus, ficando na faixa dos 25. A mínima deve ser de 20 graus. Na sexta-feira, o clima permanece chuvoso, conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). As marcas nos termômetros varian entre 17 e 27 graus. No domingo, a chuva sai de cena para dar lugar ao frio, conforme o Cptec. A mínima de nove graus será um contraste em relação ao restante da semana, bem como a máxima de 22 graus.

Publicidade

CTG Lanceiros realiza nesta terça a pré-estreia

O CTG Lanceiros de Santa Cruz realiza nesta terça-feira a pré-estreia para a final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha. O evento com a apresentação do trabalho desenvolvido pela invernada adulta para a disputa na categoria Danças Tradicionais da Força A acontece às 20h30, na sede do CTG, na Rua Farroupilha, 578, Bairro Schulz. Os participantes conhecerão detalhes sobre as pesquisas para representar as coreagrafias de entrada e saída, entre outros detalhes. A apresentação da invernada está prevista para as 23h30. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.