Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Feriadões

2018: vem aí um ano com até 18 dias a mais de descanso

Nesta quarta-feira, 15, se comemora a Proclamação da República. O próximo feriado ocorrerá somente no Natal, que vai cair na penúltima segunda-feira de dezembro. No entanto, se virarmos a página para o ano novo, haverá um número prolongado de feriados e feriadões no País. 

Em 2018 estão previstos 14 feriados, com a possibilidade de 12 prolongados. Se forem somados os feriadões em dias corridos, serão 18 dias a mais para descansar.  

O tema é polêmico e divide opiniões. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, João Goerck, é contra feriadões. Segundo ele, cada dia de portas fechadas significa prejuízo. “No meu caso, por exemplo, são 12 funcionários e uma estrutura que me custa R$ 3 mil por dia, trabalhando ou parado.”

Publicidade

Por outro lado, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas), Mauro Spode, acredita que a parada do feriado é a possibilidade de um descanso, que vem recompensar tanto o empregado quanto o empregador. “Esse tema é sempre motivo de muitas discussões, mas nós vemos como positiva a existência dos feriados ao longo do ano”, contrapõe Spode.

Reforma vai facilitar, diz empresário

Para o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz (ACI), Lucas Rubinger, os feriados são vistos pela indústria como oportunidades.

Publicidade

“Ainda mais agora, com a reforma trabalhista, que dá poder à negociação e criação de escalas”, ressalta. O dirigente acrescenta que a compensação de horas extras por folgas, também regulamentada na mudança das leis, igualmente colabora com o empregado e o trabalhador, na negociação de feriados prolongados durante o ano. 

“Com as projeções favoráveis ao crescimento e recuperação da indústria no ano que vem, a combinação de folgas e feriados não irá atrapalhar. Tudo que é combinado não dói”, complementa.

No supermercado, trabalho normal

Publicidade

O gerente executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios dos vales do Rio Pardo e Taquari (Sindigêneros), Ernani Wild, observa que nos supermercados, independente da data, é quase sempre dia de trabalho. “Por convenção, apenas o Natal, Ano-Novo, Dia do Trabalho e Páscoa são feriados para os trabalhadores do setor”, confirma. Nas demais datas, segundo ele, as lojas adotam horários especiais, semelhantes aos domingos.

 

Publicidade

Câmara votará lei para criar um novo feriadão

O dia 25 de julho é um feriado municipal em Santa Cruz do Sul, dedicado aos colonos e motoristas. No próximo ano, essa data cairá em uma quarta-feira. 

Pela regra geral dos feriadões, não há como estender a folga em uma quarta-feira. Os feriados prolongados ocorrem no início da semana, até as terças, ou de quinta-feira em diante. 

Publicidade

Um projeto de lei irá à votação na sessão da próxima segunda, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz. O objetivo é modificar a comemoração. Conforme o vereador proponente, Hildo Ney Caspary (PP), o objetivo é puxar o feriado para a segunda-feira, na semana em que se comemora o 25 de julho, na intenção de beneficiar o comércio.

“A proposta inicial deixava flexível, permitindo levar a folga para a segunda ou na sexta-feira daquela semana. Mas uma emenda propôs que seja utilizada a segunda-feira”, revela. 
Caso seja aprovada em plenário e depois sancionada pelo prefeito Telmo Kirst (PP), em 2018 o feriado do colono e motorista será no dia 23, segunda-feira, elevando para 12 o número de possíveis feriadões no município. 

Até o fim deste ano serão 13 feriados, com nove feriadões em Santa Cruz. Tiradentes, em 21 de abril, caiu em um sábado e hoje – 15 de novembro – é uma quarta-feira. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.