Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Meio ambiente

Sinimbu é destaque em preservação do solo e água

Sinimbu realizou na manhã da últimasegunda-feira, 13, o 1º Fórum Regional do Solo e Água. O evento integrou a programação da Exposin – Feira Comercial, Industrial e Agropecuária do município – e reuniu cerca de 50 pessoas, entre integrantes da Administração Municipal, representantes da Secretaria de Agricultura do Estado, presidentes de instituições, representantes de cooperativas, associações e fumageiras e técnicos da Emater.

Segundo o assessor da Secretaria de Agricultura de Sinimbu, César Zitzke, o evento de teor técnico foi um sucesso. “Falamos sobre a preservação do solo e da água. Durante o Fórum, representantes da Prefeitura de Sinimbu apresentaram um diagnóstico do que estamos fazendo nesse sentido”, revela Zitzke.

Segundo a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, a reunião foi de grande importância para o município. “Tivemos representantes da Secretaria de Agricultura do Estado, SindiTabaco, Afubra, Emater e Comitê Pardo. As fumageiras também estiveram representadas por seus orientadores e supervisores, para que possamos, juntamente com o município, fazer um trabalho e falar a mesma linguagem. Todos os setores de cultivo, seja tabaco ou outras culturas, são de fundamental importância para o nosso município e devem colaborar na preservação”, salienta Sandra.

Publicidade

Após o evento, ficou definido que um novo encontro deve acontecer em breve. “Todas as instituições, sejam elas públicas ou privadas, devem entrar em sintonia para levar o assunto adiante e para que as ações sejam colocadas em prática. Uma nova reunião técnica, com os representantes das entidades, deve acontecer para definir os próximos passos, bem como angariar recursos e colocar em prática a preservação do solo e da água”, finaliza César.

Pioneirismo

Durante o Fórum, o município de Sinimbu foi elogiado devido à criação do Programa Municipal de Uso Sustentável do Solo e da Água, no início desse ano. Segundo a prefeita, Sinimbu é pioneiro na região por ter um programa como esse.

Publicidade

Sandra e César ressaltam que durante o Fórum o município foi, inclusive, convidado para apresentar o programa durante um fórum que será realizado na Expoagro Afubra no próximo ano. “Da mesma forma, fomos convidados para apresentar e explicar o programa durante uma reunião do Comitê Pardo”, completa a prefeita.

Sobre o projeto

O Programa Municipal de Uso Sustentável do Solo e da Água está sendo implantado em etapas. Ao longo deste ano, o Programa visa a correção da fertilidade do solo, através do subsídio na aquisição de corretivos e montagem de três URT’s, que servirão de referência.

Publicidade

No próximo ano, o objetivo é continuar o trabalho de correção do solo e implementar a troca de sementes de espécies recuperadoras. Além disso, deve ocorrer uma nova etapa de divulgação através de dias de campo nos meses de março e abril, além da implantação de sistemas de controle de erosão nas propriedades.

Para 2019, o Programa prevê a continuidade das ações realizadas nos anos anteriores e a implantação de propriedades referência na preservação de fontes de água e recursos hídricos, divulgação e busca de parcerias para desenvolver o PPSA – Programa de Pagamento de Serviços Ambientais – nas propriedades produtoras de água. Já em 2020, deve haver a continuidade de todas as ações do programa e o lançamento do PPSA Municipal para proteção de nascentes e mananciais de água para os produtores de água.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.