Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cidadania

Vera Cruz vai eleger um prefeito da juventude

Vera Cruz terá uma eleição diferente na próxima terça-feira. Os eleitores são alunos do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental. Eles poderão escolher entre duas chapas, que já visitaram dez escolas para fazer campanha. Os candidatos a prefeito e vice tiveram a oportunidade de falar sobre suas propostas. Tudo isso faz parte do projeto “Por dentro da Prefa”, uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer.
Para proporcionar uma reflexão sobre consciência política e reduzir a distância entre a Prefeitura e os jovens, a chapa vencedora terá a oportunidade de atuar por uma semana no acompanhamento da rotina dos gestores públicos municipais. Outra possibilidade é que, conforme a viabilidade, alguma das propostas apresentadas seja executada pelo poder público.

Uma das chapas é a Cuidando Vera Cruz, formada pela candidata a prefeita Adélia Emmel e o vice Gabriel Mantz. A outra é a Vera Cruz para valer. O estudante faz acontecer. O candidato a prefeito é Marlon Machado, enquanto Luíz Henrique Maccalli é o vice. Eles afirmam que têm recebido a colaboração dos alunos e estímulo de colegas. “Vivemos uma grande expectativa. Não é todo dia que podemos ter esse contato direto com a Prefeitura. Costumo frequentar as sessões da Câmara, mas acredito que será uma oportunidade especial, se for eleita, de ter acesso a questões que muitas vezes ficam por trás do que é levado ao conhecimento do público”, diz Adélia.

Um dos desafios é falar em público. Gabriel revela que alguns macetes são importantes. “A gente precisa ter uma linha de pensamento, para não se atrapalhar na hora. Quando alguém conversa ou fica rindo, dificulta um pouco. Dá um nervosismo maior, perdemos o foco. Mas, depois das primeiras vezes, vamos nos acostumando”, explica. Marlon também ressalta a importância da experiência. “Será um aprendizado para nós. Muitos que irão votar agora poderão ser candidatos nas próximas edições. É algo que poderemos colocar no currículo”, comenta.

Publicidade

O secretário Lucas Dalfrancis salienta que a política atravessa um momento de esgotamento no que se refere a valores, práticas e posturas. Ele acredita que a escola é fundamental para formar valores e, por meio da aproximação entre a juventude e a política, o cenário pode ser alterado. “Os jovens precisam ter esse sentimento de pertencimento e protagonismo. No projeto, terão a oportunidade de conhecer as rotinas, propor ideias, quem sabe soluções inovadoras. Poderão aprender elementos de políticas públicas em cada uma das oito secretarias. Será uma experiência marcante”, frisa.

Dalfrancis conta que participou de um projeto semelhante quando estava no ensino médio, mas na Assembleia Legislativa. “Eu gostaria de ter uma oportunidade como essa no município. É onde a vida acontece, no chão da comunidade. É uma forma de maior liberdade de pensamento ao jovem, uma oportunidade para que ele possa provar sua capacidade. A tendência é de que o projeto evolua e cresça cada vez mais.” 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.