Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

APL VRP foca na finalização da plataforma Daqui Alimentos

Daqui Alimentos é o nome da plataforma de comercialização que está sendo finalizada pelo APL VRP – Agroindústria e Produção de Alimentos do Vale do Rio Pardo. O lançamento deverá acontecer no ano que vem, durante a realização da Expoagro Afubra e servirá como importante ferramenta para que os agricultores familiares, agroindústrias, cooperativas consigam expor e vender seus produtos para os diferentes públicos. 

A apresentação do nome e também dos detalhes da ferramenta foram debatidos na reunião da Governança do APL VRP, na terça-feira, dia 21, na Unisc. O aplicativo Daqui Alimentos está sendo concebido pela Unisc. Os recursos são oriundos de um convênio com o Governo do Estado. O convênio, com o apoio do gabinete do deputado Estadual Edson Brum, foi prorrogado até março de 2017 no mês passado, num esforço para que tivesse todas as funcionalidades testadas e aprimoradas. 

“Obtivemos a prorrogação deste convênio para finalizarmos e cumprirmos com uma das metas que é a de deixar a plataforma rodando de forma funcional. Agora, todos os atores – agricultores familiares, cooperativas, agroindústrias, entre outros – estão fazendo os devidos testes para aprimorar o sistema”, destaca o coordenador do APL VRP, João Paulo Reis Costa. 

Publicidade

A reunião ainda serviu para que o APL VRP apresentasse à governança o Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing, que foi elaborado pela América Consultoria e Marketing – empresa contratada pelo Governo do Estado para este fim. “Iremos retomar a análise desse plano, que é um norte para o APL, e nos leva a abrir os olhos frente as oportunidades e as ameaças ao setor de produção de alimentos na região, num contexto amplo”, observou o coordenador João Paulo Reis Costa. Outro tema tratado foi a instalação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), estrutura na qual o APL VRP fará parte.

2018
Ainda foram debatidas estratégias do APL VRP para o ano que vem. Entre as diretrizes apresentadas está a aproximação do arranjo junto aos agricultores familiares; fazer um monitoramento das feiras nos municípios da região a fim de fomentar e incentivar o mercado local através das feiras; intensificar as práticas de produção orgânica e agroecológica; colocar em prática a implantação da plataforma e aplicativo Daqui Alimentos, superação dos entraves locais e burocráticos para a comercialização dos produtos; buscar a parceria com a Universidade para desenvolver de marcas para produtores e agroindústrias na área de comunicação; esclarecer a importância política do APL e uso e efetivação de ferramentas de gestão nas agroindústrias. A próxima reunião de governança foi marcada para o dia 19 de dezembro.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.