Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Oficina de preparação para o mercado capacita novos profissionais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas, a oficina Preparando-se para o Mercado de Trabalho, com carga horária de 40 horas. A solenidade de formatura, com entrega de certificados, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 22, no auditório do Senac.

No período de 3 de outubro a 9 de novembro, os participantes da oficina aprenderam conteúdos como apresentação pessoal, postura e ética profissional, acompanhamento de processos administrativos, arquivamento e protocolo de documentos e empreendedorismo. 

A seleção dos alunos, usuários dos serviços de assistência social do município, foi realizada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas junto com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Albergue e Abrigo Municipal. Ao final, 12 alunos concluíram a oficina e, durante toda a formação, a Prefeitura forneceu a eles lanche e passagens de ônibus para os deslocamentos.

Publicidade

Segundo o secretário municipal de Políticas Públicas, Edemilson Severo, além de uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional, a oficina trabalhou a autoestima dos alunos e novas possibilidades de emprego e renda. “A busca por uma vaga no mercado de trabalho exige dos profissionais o desenvolvimento de uma postura proativa, empreendedora e adequada às tendências desse mercado”, observou.

Severo afirmou ainda que ações em parceria com o Senac continuarão acontecendo no próximo ano. “Cursos e oficinas que vêm ao encontro das necessidades dos jovens e adultos nos trazem perspectivas positivas para que os mesmos possam entrar em contato com um ambiente de novos aprendizados e conhecimentos, crescendo pessoal e profissionalmente”, ressaltou.

Para a ex-moradora de rua, Ângela da Silva, 24 anos, a formação recém adquirida está abrindo caminhos para uma mudança total de vida. Ela e o companheiro já saíram das ruas, ele já está trabalhando e até reatou os vínculos familiares que havia rompido. Tendo estudado somente até a 5ª série do ensino fundamental, Ângela acredita que o retorno aos estudos vai abrir a ela e à família novas e melhores perspectivas. Tímida, resumiu o sentimento diante da conquista. “Estou muito feliz hoje”, disse.

Publicidade

A cerimônia de formatura contou também com a presença da promotora da Infância e da Juventude, Danieli Cássia Coelho, da diretora do Senac Santa Cruz, Daniela Roher Laner, da paraninfa e instrutora da oficina, Daniele Horta, da coordenadora do Creas, Ana Lúcia Dalla Favera Grotto, e da coordenadora do Competi, Salete Faber.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.