Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Santa-cruzenses são premiados em torneio de robôs

O Serviço Social da Indústria (Sesi) de Santa Cruz teve duas equipes premiadas na final estadual do Torneio de Robótica Educativa do First Lego League (FLL), realizada no dia 2, em Montenegro. A Aventura Lego, formada por dez crianças de 9 a 12 anos, conquistou o primeiro lugar no Rio Grande do Sul em Estratégia e Inovação no “Desafio do Robô”. O grupo tem como monitoras e mentoras Renata Fernandes e Julia Melz. A prova foi montar um robô, programá-lo e fazê-lo cumprir algumas tarefas. Também é uma das nove do Estado classificadas para a etapa nacional do torneio, que ocorrerá em março de 2018, em Curitiba (PR). 

Já a equipe 007 Legow, também formada por dez crianças com idades entre 9 e 12 anos, obteve o primeiro lugar no Estado com seu  projeto de pesquisa sobre o bom uso da água. Stefani Kuhn e Michele Costa são as monitoras e mentoras desta equipe. No torneio do FLL, etapa estadual, que este ano teve como tema a questão da água, as equipes do Sesi concorreram com as de escolas particulares e estaduais do Rio Grande do Sul. A final do estadual teve 26 equipes, com alunos da faixa de 6 a 16 anos, de diversas regiões do Estado. 

Conforme a orientadora pedagógica Vania Ozorio, a única escola do Sesi que representará o Estado no torneio de Robótica Lego FLL Nacional será a de Santa Cruz do Sul. Ele ocorre no mundo inteiro, sendo que a próxima etapa é a internacional, no próximo ano. Desde 2013, o Sesi é o operador oficial no Brasil do Torneio de Robótica First Lego League. Cerca de 400 escolas do Sesi contam com o programa no currículo, independente da participação na competição.

Publicidade

O torneio de robótica FLL é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência  e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida. Foi criado em 1998 e propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm.  No Sesi, o programa aprender@aprender, que prepara as crianças, tem a proposta da pedagogia de projetos, que inclui a robótica.

Vania Ozorio diz que o aprender@aprender segue o objetivo do FLL, o qual preconiza que as crianças sejam pesquisadoras e aprendam se divertindo.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.