Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Após morte

Santa Cruz intensifica ações para combater a febre amarela

Após a confirmação de uma morte por febre amarela em Santa Cruz do Sul, os serviços de saúde intensificam as ações para combater a doença. Apesar de a cobertura ser considerada alta – 93% da população pertencente à 13ª Coordenadoria Regional de Saúde já foi vacinada -, a busca pela imunização será, mais uma vez, reforçada junto às Estratégias Saúde da Família (ESFs).

 

Conforme a secretária da Saúde, Renice Vaccari, a mobilização deve acontecer, principalmente, no interior, onde os moradores estão mais expostos a áreas de mata. “No início do ano uma busca-ativa aconteceu nas áreas rurais a fim de encontrar aqueles que ainda não haviam se vacinado. Agora a ideia é refazer essa ação”, diz a responsável pela pasta. 

Publicidade

 

Em Santa Cruz do Sul, segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, enfermeira Raquel Emmel Lopes, levantamento realizado no ano passado indicou que 99% da população está vacinada contra a febre amarela. A ampla cobertura, segundo ela, ganhou fôlego em 2009, quando houve um surto da doença na região. Na época, as aplicações ocorreram até mesmo nas instituições de ensino. 

 

Publicidade

LEIA MAIS: Após 8 anos, febre amarela volta a matar na região

 

As pessoas que ainda não tomaram a vacina podem se deslocar ao Centro Materno Infantil (Cemai) e ao Serviço Integrado de Saúde (SIS), de segunda a sexta-feira. Nos demais postos de saúde, a imunização ocorre apenas uma vez por semana. “A média é de que cerca de 30 doses estejam disponíveis por unidade de saúde”. Os usuários que não recordam se tomaram a dose, podem solicitar para que as colaboradoras do ESFs verifiquem nos arquivos. 

Publicidade

 

Apesar de a morte do candelariense ter sido confirmada por febre amarela, a Secretaria Estadual da Saúde encomendou um novo exame para um laboratório em São Paulo. A resposta, segundo a secretária da Saúde, Renice, deve ser divulgado em até duas semanas. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.