Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Exército

Troca no comando do 7º BIB acontece nesta quinta-feira

O coronel Kurt Everton Werberich, de 45 anos, vai se despedir do comando do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) nesta quinta-feira. A cerimônia de transição terá início às 10 horas. Werberich irá para o Rio de Janeiro, onde realizará o curso de Política Estratégica na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Ele vai se preparar para assumir cargos da alta administração, como no comando do Exército ou no Ministério da Defesa, em Brasília.

Após dois anos à frente do 7º BIB, o coronel Kurt, um porto-alegrense que vem de uma família de Santa Cruz, destaca como principal realização o comando da unidade durante os Jogos Olímpicos de 2016. “Tivemos que trabalhar a logística ao levar 250 homens para o Rio de Janeiro e planejar as operações durante dois meses. Foi uma experiência muito positiva, assim como para vários soldados que sequer haviam saído do Estado. A mais marcante à frente do batalhão”, salientou.

Quem assume o comando é o tenente-coronel Christian Augusto dos Santos Cravo, de 44 anos. O carioca escolheu Santa Cruz do Sul entre 70 municípios. A motivação foram as experiências positivas que teve por aqui no período em que exerceu as funções de oficial de operações (2010 e 2011) e subcomandante (2012 e 2013). Ele destaca ainda a integração que teve com a comunidade e a qualidade de vida em Santa Cruz do Sul. Cravo deixou o 7º BIB no fim de 2013, após ser aprovado para a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro. O curso teve duração de dois anos e, após, Cravo foi transferido para a Brigada de Infantaria Paraquedista, onde permaneceu, desde 2016, como oficial de Estado-Maior da Brigada.

Publicidade

“O comando de uma organização militar é um desafio, uma experiência gratificante para o oficial. Passamos a vida toda nos preparando para comandar uma unidade. O 7º BIB é um comando de guarnição isolada, a única dentro de uma cidade. Isso proporciona um contato com a comunidade e autoridades locais”, comentou. O tenente-coronel também destacou a existência, no batalhão, do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) como uma importante vertente de ensino e salientou que o BIB integra o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlado (SisFPC), responsável pela vistoria de explosivos e armamentos. “Será um momento enriquecedor para a carreira”, avaliou Cravo.

Comunidade

Augusto dos Santos Cravo ressaltou a boa relação do BIB com a comunidade. “Os laços com a família militar são importantes. Percebemos isso nos eventos, como na incorporação dos recrutas e entrega da boina. É crucial que a comunidade entenda a função do Exército”, resumiu. Kurt Everton Werberich citou a banda, que também foi abraçada pelos cidadãos. “Ela participa de eventos praticamente todos os dias. Nossa principal missão é preparar os soldados para a defesa externa, mas sempre que possível, integramos as iniciativas”, sintetizou. “Santa Cruz já estava marcada no meu coração pela relação com a cidade desde a infância. Agora, está muito mais marcada.”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.