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É de Santa Cruz do Sul a empreendedora de uma das duas únicas marcas brasileiras de calcinhas menstruais reutilizáveis. Estudante de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Raíssa Assmann Kist, de 23 anos, está na empreitada desde o fim de 2016, quando, junto de outra colega, idealizou os primeiros passos da Herself, marca que vende o produto desde agosto do ano passado. O crescimento foi tão grande que já teve repercussão nacional. Na última quarta-feira, por exemplo, Raíssa esteve no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, para apresentar o produto.
A calcinha menstrual reutilizável tem o papel de substituir os absorventes descartáveis. Ela é composta por três camadas de tecidos com tecnologia para absorver completamente o fluxo menstrual. A ideia para criar este produto surgiu a partir de um curso de capacitação do Sebrae com foco em negócios de impactos socioambientais que Raíssa e a colega Nicole Zagonel, 25 anos, de Porto Alegre, fizeram em 2016.
“Nosso intuito era, justamente, encontrar soluções para produtos descartáveis que a gente consumia na nossa rotina. Pensamos em coisas que utilizávamos e nos deixavam insatisfeitas, então chegamos na questão do absorvente”, explica Raíssa. “Não nos sentíamos representadas pelos produtos do mercado. Não parecia que eles tinham, realmente, sido feitos ou pensado para mulheres.” Ela justifica o uso do absorvente descartável pela maioria em razão da comodidade e da falta de opções no mercado.
Com o pressuposto de criar uma calcinha que proporcionasse sensação de liberdade durante a menstruação, a dupla entrou em contato com mulheres de todo o Brasil por meio de um formulário divulgado nas redes sociais. O objetivo era identificar as insatisfações e entender as necessidades que esse público sentia em relação ao período menstrual. Elas obtiveram resposta de quase 800 pessoas de todo o País, e algumas foram selecionadas para entrevistas mais aprofundadas. Esse processo de cocriação foi fundamental para lançar o primeiro protótipo do produto, que sofreu alterações até chegar ao modelo definitivo, já disponível para venda.
FINANCIAMENTO COLETIVO
Para arrecadar o dinheiro necessário para a criação das calcinhas menstruais, Raíssa e Nicole criaram uma campanha de financiamento coletivo em agosto do ano passado com a meta inicial de obter R$ 30 mil. Em cerca de 20 dias, a meta foi batida. Até o fim desta reportagem, 134 dias após o lançamento da campanha, 544 pessoas já tinham apoiado o financiamento, que somava mais de R$ 71 mil – 137% da meta inicial. O financiamento ainda está aberto no site Catarse, endereço onde os produtos são vendidos como forma de recompensa aos apoiadores.
O próximo passo da Herself é se desvencilhar do Catarse e criar um e-commerce (venda através da internet) próprio por intermédio do site da marca, disponível em www.herself.com.br. Segundo Raíssa, a previsão é de que esta etapa seja concluída até o fim de março. Depois, a equipe estuda a possibilidade de criar novos modelos, com diferentes cores, para as calcinhas.
SAIBA MAIS
Adaptada ao corpo feminino brasileiro
No mercado internacional, a calcinha menstrual reutilizável também era novidade no fim de 2016, quando o projeto de Raíssa Kist iniciou. Assim que foi definida a ideia da Herself, a equipe buscou conhecer o produto do exterior, mas percebeu que precisaria adaptá-lo às necessidades das brasileiras. “Os testes iniciais foram importantes para vermos que não daria para seguir o modelo das calcinhas do exterior porque elas são mais grossas e não transpiráveis. Com o clima quente e úmido do Brasil, isso geraria desconforto”, explica.
Além disso, o corte das calcinhas não era o ideal, pois Raíssa conta que o produto estrangeiro era mais largo e tinha cintura baixa, o que não se adaptaria ao público daqui. “O corpo das brasileiras é diferente do das estrangeiras, então precisávamos de um produto diferente também”, completa. A partir disso, elas criaram dois modelos de calcinha, ideais para diferentes fases do fluxo menstrual. A Ceci, modelo para fluxo leve, é menor e fornece proteção equivalente a um absorvente descartável. Já a Frida, modelo para fluxo intenso, é mais larga e equivale a três ou quatro absorventes.
Com mulheres, para mulheres
Herself é uma palavra inglesa que, traduzindo ao português, significa “ela mesma”, o que traz toda a ideia que a marca quer passar. Conforme Raíssa explica, falar de menstruação ainda é um tabu na sociedade, mas é necessário abordar o assunto para que as mulheres se sintam empoderadas e não se acomodem com o que é imposto. “É a conexão da mulher com o corpo dela”, destaca. O empoderamento e a representatividade femininas são essenciais na Herself, pois as calcinhas são produzidas por mulheres, para mulheres e, em razão da cocriação, com mulheres.
Entenda o que é
O produto da Herself é confeccionado com três camadas de tecido. A parte que entra em contato com a pele é 100% de algodão, conforme recomendado pelos ginecologistas, e promove a sensação de toque seco. A segunda camada é composta por tecido tecnológico antimicrobiano e respirável que promove a absorção. Já o último tecido, que dá o acabamento exterior à peça, oferece uma camada impermeável ao produto.
Durante a menstruação, assim que a calcinha começar a ficar úmida, é porque a capacidade de absorção está cheia e é necessário trocar. Para a lavagem, Raíssa indica deixar 15 minutos na água morna para facilitar a saída dos fluidos e depois continuar o processo como qualquer outra roupa íntima. Removedores de manchas e amaciantes podem prejudicar a tecnologia do tecido; por isso, é necessário usar sabão neutro. A vida útil da calcinha é de cerca de dois anos e ela também pode ser utilizada em casos de corrimento vaginal.
VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR O PROJETO
As calcinhas são vendidas aos apoiadores do financiamento coletivo com valores a partir de R$ 75,00. Enquanto o e-commerce não é lançado, apenas por meio do site www.catarse.me/calcinhasherself é possível comprar um dos dois modelos da Herself. A marca também está nas redes sociais Instagram e Facebook, em ambas por intermédio do usuário @oiherself.