Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Fura-fila

Comissão decide parar sindicância em Vera Cruz

A comissão nomeada para avaliar a conduta da servidora pública da Secretaria Municipal de Saúde, Adriane Mueller, afastada a partir da investigação do Ministério Público (MP) sobre suposta irregularidade em atendimento de pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), paralisou os trabalhos. 

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou nessa terça-feira que a comissão de sindicância, formada por três funcionários públicos, pediu o sobrestamento na investigação. Em outras palavras, o trabalho de averiguação do grupo fica paralisado até que o MP conclua a investigação da Operação Fura-Fila. No entendimento da comissão, a conduta da servidora não pode ser julgada até que o Ministério Público se pronuncie sobre os resultados da operação. 

Adriane foi afastada em 5 de dezembro, depois que agentes do MP deflagraram a operação Fura-Fila, que investiga a conduta de secretários municipais, servidores, vereadores e agentes parlamentares da Câmara e da Prefeitura de Vera Cruz. 

Publicidade

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério Público informou à Gazeta do Sul que, até o momento, não há novas informações sobre o andamento dos trabalhos. O prazo para conclusão vai se encerrar no início de abril.

Uma contratação

O presidente da Câmara de Vereadores nomeou apenas uma servidora depois da exoneração de quatro funcionários, a partir da investigação do Ministério Público. Deise Borges, que é presidente do Progressistas em Vera Cruz, ocupa agora uma vaga de assessora da mesa diretora.

Publicidade

Câmara exonerou quatro

Na Câmara de Vereadores, os assessores parlamentares Guilherme Matheus Oziemblovski e Anselmo Eli Ferreira Júnior (PTB) foram exonerados pelo presidente interino, Horst Frederico Schuch (Progressistas), na primeira semana de 2018. Antes haviam sido exonerados o assessor Gelson Fernandes de Moura e a diretora Ilse Miguelina Riss.

Conforme o assessor jurídico da Câmara, Marcelo Luís Schmidt, nenhum dos suplentes formalizou na Justiça o pedido para ser nomeado. “Até o momento não fomos citados e até a volta, em fevereiro, seguirá tudo igual, com apenas oito vereadores.” Dois foram afastados: Eduardo Wanilson Martins Viana e Marcelo Rodrigues Carvalho, do PTB. Já o vereador eleito Mártin Fernando Nyland foi exonerado do cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Ele também foi impedido de assumir função pública enquanto durarem as investigações. 

Publicidade

Desligado do município, Nyland voltou a receber salário de vereador, situação que impediu que o suplente Gilson Reni Iser continuasse no cargo. Assim, Iser também precisou ser afastado e três cadeiras ficaram vagas no Legislativo. Nesta quarta haverá uma sessão extraordinária, uma vez que os vereadores estão em recesso. A reunião é para votar um projeto encaminhado pelo Executivo.

LEIA MAIS
O que dizem os envolvidos na Operação Fura-Fila
Vereador envolvido na ‘Fura-Fila’ é detido por posse de armas
Após Operação Fura-Fila, moradores protestam em Vera Cruz

Relembre o caso

Publicidade

  • O Ministério Público desencadeou a Operação Fura-Fila em Vera Cruz no dia 5 de dezembro de 2017. Na ação, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão. A investigação apura uma suspeita de favorecimento no atendimento de alguns pacientes do SUS.
  • O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente,  Mártin Fernando Nyland; a de Saúde, Eliana Maria Giehl; e o vice-prefeito Alcindo Francisco Iser foram afastados – os secretários, exonerados. Já o vice não pode ser exonerado, pois tem cargo eletivo. 
  • Os vereadores Eduardo Wanilson Martins Viana e Marcelo Rodrigues Carvalho, ambos do PTB, foram afastados dos cargos. Os assessores parlamentares Gelson Fernandes Moura, Guilherme Matheus Oziemblovski e Anselmo Eli Ferreira Júnior, todos filiados do mesmo partido, o PTB, foram exonerados dos seus cargos. 
  • A servidora Adriane Mueller e a diretora-geral da Câmara, Ilse Miguelina Borges Riss, também foram afastadas do trabalho. Ilse foi exonerada.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.