Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Corsan conclui obras de nova adutora; interligação deve ser feita aos domingos

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) concluiu as obras da nova adutora de captação de água bruta e da ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bairro Pedreira. A operação de interligação, prevista para os próximos dias, está sendo programada para ser executada em três etapas, a fim de minimizar os impactos do desabastecimento na cidade. De acordo com o superintendente regional da Corsan, José Epstein, os trabalhos deverão ser executados preferencialmente aos domingos, quando o consumo de água é menor e os moradores podem se preparar para um uso mais consciente.

Durante reunião, a companhia efetuou uma prestação de contas do contrato firmado com a Prefeitura. Atualmente a estatal mantém três empresas, sendo sete frentes de trabalho atuando nas ruas, duas com substituição de redes de água e outra no esgotamento sanitário. Na semana que vem terá o reforço de mais uma nos trabalhos de substituição de redes. A próxima reunião da comissão, no dia 7 de março, contará com a participação da empresa responsável pelo contrato de performance, que apresentará o Plano de Ações para um período de 24 meses.

Também na pauta do encontro, a vice-prefeita Helena Hermany apresentou um projeto piloto que vai beneficiar famílias carentes do Beco do Pepino, no Bairro Bom Jesus. Com recursos provenientes da multa paga pela Corsan por descumprimento do contrato, essas famílias residentes em pontas de rede serão atendidas com módulos sanitários e reservatórios de água. A iniciativa é inédita e, após experimentação, deverá tornar-se permanente.

Publicidade

Sobre a revisão do Plano de Saneamento, que está a cargo do Núcleo de Gestão Pública da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), acontece no próximo dia 27, às 14h30 na sala 101 da instituição, a primeira reunião preparatória para a audiência pública que será realizada no final de março. A reunião, segundo o presidente da Comissão de Saneamento, Henrique Hermany, é aberta, para que a exemplo do que foi feito na primeira revisão do plano, resulte em uma versão atualizada que contemple as reais necessidades do município.

“Queremos a presença da comunidade, através de associações de moradores, entidades de classe, empreendedores, investidores e todas as pessoas que desejarem participar trazendo sugestões e temas para serem abordados e debatidos na audiência pública”, disse Hermany. O prazo para revisão do Plano de Saneamento é de seis meses e neste intervalo de tempo estão previstas três audiências públicas nas fases de diagnóstico, prognóstico e relatório final.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.