Foto: Leandro Peterson/Defesa Civil
ATUALIZADO ÀS 20H17
Um temporal de granizo atingiu o Centro-Serra na tarde desta terça-feira, 27. A precipitação foi de pouco mais de um minuto, mas tempo suficiente para assustar quem transitava pelas ruas de Arroio do Tigre e causar prejuízos no interior de Segredo. No município, as pedras danificaram lavouras de soja, galpões e telhados de algumas residências. A localidade de Serrinha Alta foi a mais atingida.
Houve também queda de granizo em outros pontos isolados da região, como na localidade de Linha Caramuru, interior de Ibarama. Os prejuízos ainda não foram contabilizados no Centro-Serra.
No interior de Encruzilhada do Sul também houve queda de granizo, por cerca de 20 minutos. O temporal ocorreu na tarde desta terça-feira e danificou lavouras de milho, tabaco, entre outras culturas, na localidade de Passo da Estefânia. A Emater realiza um levantamento dos prejuízos nas propriedades.
Granizo atingiu Arroio do Tigre na tarde desta terça. Assista:
Granizo no Centro-Serra
Foto: Deko Zimmer/Foto do leitor
Já nessa segunda-feira, 26, um temporal de granizo destruiu telhados de casas, fornos de tabaco, galpões e lavouras em Boqueirão do Leão. O coordenador da Defesa Civil no município, Leandro Peterson, informou que os moradores relataram que até hoje não viram fenômeno semelhante, pois a queda das pedras começou por voltas das 16 horas e durou meia hora, com a formação de mais de um palmo de gelo no solo. As localidades mais atingidas foram São Roque, Pedra Branca, Linha Moisés e Colônia São Paulo.
Levantamento preliminar da Defesa Civil, Secretaria da Agricultura e Emater apontou que houve prejuízos em 52 casas, 130 fornos de tabaco e grande número de galpões. Diante da previsão de chuva, a Defesa Civil fez a distribuição de lonas para a cobertura provisória das residências. Além do estoque, o órgão teve que fazer novas compras do material.
O coordenador municipal da Defesa Civil informou que alguns agricultores perderam grande quantidade de tabaco que estava no processo de secagem nas estufas. Parte da produção também ainda estava nas lavouras e a equipe de avaliadores da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) começou nesta terça-feira o levantamento das perdas. Levantamento da Emater aponta que 400 hectares de milho também tiveram danos. Conforme Peterson, grande parte se destinava à silagem e em algumas lavouras houve perda total.
As equipes do município pretendem concluir o levantamento dos prejuízos até o fim da tarde desta terça-feira. Pelos dados preliminares, Peterson afirma que provavelmente haverá a elaboração do decreto de situação de emergência.
Vídeos mostram estragos em Boqueirão do Leão:
Granizo causou prejuízos em Boqueirão
Fotos: Leandro Peterson/Defesa Civil