Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Canil Municipal

Procura por cães e gatos para adoção aumenta em Santa Cruz

A procura por animais de estimação após o fim do período de férias aumentou no Canil Municipal, de Santa Cruz do Sul. O local, que já chegou a abrigar 90 cães e gatos, mantém aproximadamente 50, pouco mais que a capacidade do espaço, que é para 47 animais. Segundo o veterinário Tiago Marques, a lotação do canil sofre grande variação no decorrer do ano, mas é a partir dessa época, com o fim do verão, que as pessoas se voltam mais para a prática do apadrinhamento.

Em janeiro foram contabilizadas 23 adoções e em fevereiro 14. Nesses primeiros dias de março, já foram efetuadas 18 adoções, entre cães e gatos. Na primeira feira do ano, realizada no último domingo, 16 dos 43 animais que estavam aptos para adoção, encontraram um novo lar. 

De acordo com o veterinário, o abandono acontece, principalmente, no início do período de férias. Para evitar que os animais sejam abandonados, eles saem do Canil Municipal microchipados. Mesmo assim, em 2017 foram registrados três casos de abandono, em que foram identificados os tutores. Nessas situações são abertos processos administrativo e civil para apurar os fatos, uma vez que o ato constitui crime ambiental. “A pessoa fica também impossibilitada de adotar novamente”, observou o veterinário.

Publicidade

Nos últimos dias, aumentou a busca por animais abandonados em ruas de Santa Cruz. Tiago afirma que a prioridade são filhotes e animais em situação de vulnerabilidade, doentes, acidentados e que estejam com sua integridade comprometida. “Quando recebemos um pedido, solicitando o recolhimento de um animal e não temos espaço para abrigá-lo, orientamos que a pessoa dê um lar temporário, que alimente e dê água ao bichinho, até que possamos fazer o resgate”, explicou. 

A próxima Feira de Adoção será no domingo à tarde, 25, na Praça Getúlio Vargas, durante a 1ª Semana Municipal de Adoção, Proteção e Bem-Estar Animal. Desde o dia 19, atividades diversas estarão acontecendo nas escolas municipais Harmonia, Rauber, São Canísio e Menino Deus. E também no sábado, dia 24, haverá atividades no Canil Municipal. O local está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 14 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3719-1170.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.