Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Consumidores vão poder comprar produtos da agricultura familiar através de aplicativo

Um aplicativo, criado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), vai auxiliar consumidores no momento de comprarem produtos do Vale do Rio pardo. O Daqui Alimentos é uma plataforma para comercializar, gerenciar e divulgar produtos da agricultura familiar. Através do app, será possível pesquisar, obter detalhes sobre cada produto e fazer encomendas. Os produtores também serão beneficiados com ferramentas de auxílio à gestão das propriedades.

Cerca de mil agricultores de 23 municípios do Vale do Rio Pardo terão acesso ao aplicativo, lançado nesta quarta-feira, 21, às 11 horas, durante o Encontro Estadual dos APLs no Centro Vocacional Tecnológico, na Expoagro. O coordenador do Arranjo Produtivo Local Produção de Alimentos e Agroindústria Vale do Rio Pardo (APL VRP), João Paulo Reis Costa, observa que a plataforma surgiu da necessidade dos agricultores e proprietários de agroindústrias de colocar seus produtos no mercado.

Os agricultores interessados em se beneficiar da plataforma recebem cursos e treinamentos para usarem a ferramenta, que permite fazer operações off-line para atualizações quando seu computador ou smartphone receber sinal de internet. Cada agricultor terá seu login para acessar seus espaços, promover atualizações e estabelecer contatos com os clientes. “Com a ferramenta, há a possibilidade de se criar um controle social, com relacionamento direto que pode resultar até em visitas nas propriedades produtoras e em fidelização de consumo”, explica João Paulo Reis Costa.

Publicidade

Como projeto de aperfeiçoamento da ferramenta digital, deve ser possível no futuro a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) pela plataforma Daqui Alimentos, o que vai facilitar os trâmites para o fornecimento direto dos produtores rurais para restaurantes, supermercados e demais empresas de alimentação. Até o dia 31 de maio, o Daqui Alimentos vai funcionar em modo de treinamento, para que todos possam utilizar a ferramenta de forma a se familiarizar com ela. O aplicativo pode ser baixado pelo Google Play ou IOS, procurando pelo APP Daqui Alimentos ou acesse a página www.daquialimentos.com.br.


Em um primeiro momento, Daqui Alimentos vai funcionar em modo de treinamento
Divulgação

Saiba mais

Publicidade

No Vale do Rio Pardo, o Arranjo Produtivo Local foi criado reconhecido pelo Programas de APLs do RS em 2012 e inicialmente incluía somente agroindústrias dos 23 municípios da região. Posteriormente, o APL VRP passou a incluir todos os agricultores familiares produtores de alimentos em ações de apoio à gestão dos empreendimentos visando o desenvolvimento individual e conjunto. Capacitações, incentivo às boas práticas de fabricação e apoio à legalização das atividades são algumas das ações da governança do APL, que tem a Universidade de Santa Cruz do Sul com entidade gestora.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.