Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Doação de órgãos

Primeiro coração captado no Hospital Santa Cruz foi o de Thiago

Criada há 17 anos, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Santa Cruz (HSC) teve a primeira captação de um coração nesta terça-feira, 3. O órgão era de Thiago Henrique Henn, de 20 anos, que teve a morte cerebral confirmada nessa segunda-feira, 2. Familiares do rapaz autorizaram a doação e quatro equipes da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul vieram a Santa Cruz do Sul nessa tarde para captar os órgãos. 

“Pra nós é um marco muito grande. É nossa primeira captação de coração. A gente se envolve muito no processo, mas tudo depende da família. Eles que dão o aval para a gente dar ou não a continuidade do processo”, conta a coordenadora da comissão, Fernanda Salvi. Segundo ela, o Thiago foi o segundo paciente internado no HSC com condições de se tornar doador em 2018, mas no outro caso os familiares não permitiram a doação. A última vez que havia sido feita captação na casa de saúde foi em 2016.

Thiago estava na Avenida Rudi Falk, que dá acesso ao Parque de Eventos, quando foi atingido na nuca por um disparo de arma de fogo, por volta das 5 horas de domingo, 1º. Ele foi socorrido por amigos e levado para a UPA Esmeralda, de onde foi encaminhado ao HSC em estado gravíssimo.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.