Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Biblioteca Municipal será transferida para a Marechal Floriano

A Biblioteca Municipal de Santa Cruz do Sul será transferida para a Rua Marechal Floriano, no Centro, em breve. O serviço passará a ser oferecido no prédio histórico da antiga cadeia municipal, em frente ao Monumento do Imigrante, que recentemente abrigava a Secretaria de Agricultura. Atualmente, a biblioteca funciona junto à estrutura da Secretaria de Educação, em frente ao Ginásio Poliesportivo, na Rua Coronel Oscar Jost. 

A mudança foi anunciada pelo prefeito Telmo Kirst (Progressistas) na tarde desta terça-feira, 24. De acordo com o chefe do Executivo, se estuda a possibilidade de implantar até mesmo uma cafeteria no local. O espaço passa por reformas, adaptações e instalações de acessibilidade para abrigar a biblioteca, mas a expectativa é de que o serviço ocupe o local ainda este ano. 

O prédio, inaugurado em 1900, é uma das construções protegidas pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município. Por isso, a fachada será restaurada de acordo com as normas desse órgão sob coordenação da Secretaria de Planejamento, para que todas as características históricas da edificação sejam preservadas.

Publicidade

Além de centralizar este espaço cultural e trazer mais um ponto de turismo para o município, o motivo da mudança também é desocupar o local atual. “Estamos buscando espaços onde funciona a Secretaria Municipal de Educação para abrigar ali o maior número possível de secretarias burocráticas”, explica o prefeito. 

Este espaço já era muito requisitado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo do município. De acordo com o responsável pela pasta, César Cechinato, a Rua Marechal Floriano vai ficar ainda mais rica em cultura. Ele ressalta que a posição central do prédio vai “proporcionar que as pessoas, que ainda não sabiam onde ficava a biblioteca, tenham mais vontade de buscar a leitura”. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.