Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Infrações

Multas no trânsito aumentam 57% em Santa Cruz

O número de multas aplicadas no primeiro trimestre deste ano em Santa Cruz do Sul aumentou 57% em relação ao mesmo período de 2017. Conforme dados disponibilizados pelo Detran/RS, o total de autuações nos três primeiros meses de 2018 foi de 4.021, enquanto que no ano passado foi de 2.551. Isso significa que, neste ano, em média, 44 pessoas foram multadas por dia em Santa Cruz.

A infração mais comum foi a de estacionamento irregular, com 959 multas aplicadas, seguida por uso incorreto de iluminação do veículo (631). Segundo o secretário municipal de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas, o alto índice de infrações por estacionamento irregular estaria relacionado às novas regras do Rapidinho, que entraram em vigor no ano passado. “O estacionamento passou a ser rotativo. O motorista precisa mudar o veículo de lugar de duas em duas horas”, afirma o secretário. 

Gérson reitera que a fiscalização não está mais rigorosa e atribui o aumento nos índices a mudanças na legislação. “Sempre quando acontece alguma mudança na lei, os motoristas demoram algum tempo para se adaptar”, destaca. Segundo o Detran, os dados referentes a abril e maio ainda não foram computados.

Publicidade

Confira as cinco infrações mais comuns no município:

Infração Número de multas
Estacionamento irregular 959
Uso incorreto do sistema de iluminação 631
Excesso de velocidade 573
Conduzir veículo com alguma irregularidade 463
Dirigir veículo utilizando o telefone celular, ou com o braço pra fora, ou com o calçado inadequado 222

 

Números diminuem na região

Em três municípios da região, houve queda no número de infrações no primeiro trimestre. De acordo com o levantamento, em Rio Pardo, o total passou de 1.962 em 2017 para 1.340 neste ano. A principal infração no município foi por excesso de velocidade, com 948 casos. Em Venâncio Aires, a redução foi de 3.568 (em 2017) para 3.298 (em 2018), sendo que, neste ano, 2.418 multas foram apenas por excesso de velocidade. Vera Cruz registrou queda de 67 infrações – de 2.965 passou para 2.898 – e a maioria também foi por excesso de velocidade, 2.625.

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.