Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Facilidade

Em Santa Cruz do Sul, INSS Digital já está funcionando; veja como usar

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

A agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Santa Cruz do Sul já aderiu ao sistema digital de atendimento, lançado em março deste ano. O INSS Digital serve para acompanhar o histórico de contribuições e abrir pedidos de aposentadoria e perícia médica. Tudo pode ser resolvido a partir do computador pessoal ou navegador do smartphone do segurado, sem a necessidade de senhas e filas de espera. 

LEIA MAIS

 

Publicidade

Conforme a advogada Maria Cristina Becker de Carvalho, da equipe BVK Advogados Associados, vários serviços passarão a ser digitais a partir da implementação desta ferramenta. “No futuro, tudo deverá ser informatizado, mas por enquanto, o atendimento a todas estas demandas continua sendo presencial também, inclusive na agência de Santa Cruz do Sul”, explica.

De acordo com Maria Cristina, que é especialista em Direito Previdenciário, o INSS Digital está sendo disponibilizado por meio de um acordo de cooperação técnica. “Assim, as empresas, órgão públicos, cooperativas e sindicatos representam os trabalhadores na hora de encaminhar a documentação de forma digital e fazer o requerimento do benefício junto ao INSS”, detalha.

Por meio desse acordo de cooperação, o segurado conta com comodidade para dar entrada em um benefício previdenciário. “Ele também não precisa se ausentar do trabalho para comparecer pessoalmente a uma agência do INSS. As entidades representativas cuidarão dos documentos para que o trabalhador possa dar entrada em diferentes benefícios, como é o caso do salário-maternidade, pensão por morte, revisão de benefício e até mesmo, aposentadoria”, releva a advogada.

Publicidade

O sistema disponibiliza uma aba, chamada de “Meu INSS”. Nela é permitido fazer agendamento e realizar consultas, tudo via internet, diretamente pelo segurado. “Neste caso, o próprio segurado acessa e acompanha todas as informações do seu histórico de trabalho, sem precisar ir até o INSS”. Para utilizar o “Meu INSS”, segundo a advogada, é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. Os cadeados na página indicam quais serviços precisam de senha.

Foto: ReproduçãoNo site www.inss.gov.br, clique em
No site www.inss.gov.br, clique em “Meu INSS”, conforme mostra a seta
Foto: ReproduçãoApós carregar a tela seguinte, clique novamente em
Após carregar a tela seguinte, clique novamente em “Meu Inss”
Foto: ReproduçãoPágina dispõe de serviços diversos para o usuário agilizar os processos
Página dispõe de serviços diversos para o usuário agilizar os processos

 

Para melhorar o atendimento

Conforme a advogada, atualmente, as agências do INSS de todo o País apresentam déficit no número de servidores para realizar o atendimento pessoal ao segurado. A criação do INSS Digital permite que este atendimento presencial seja excluído, possibilitando que as demandas sejam resolvidas com maior celeridade. “Como existem poucos servidores que atendem ao usuário, a ideia é que esta informatização traga agilidade ao INSS.”

Publicidade

Por enquanto, o sistema está disponível apenas para uso em computadores, via acesso ao navegador de internet. A intenção é que com o tempo, e a integração dos sistemas, o INSS lance um aplicativo para facilitar a navegação por meio de tablets e smartphones. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.