Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Vera Cruz tem a primeira morte por gripe na região este ano

Uma moradora do interior de Vera Cruz morreu após contrair o vírus da Influenza B. Essa foi a primeira morte em decorrência da gripe na região do Vale do Rio Pardo este ano. A mulher morreu no dia 15 de junho, enquanto estava internada na UTI do Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul. A família pediu para que o nome e a idade da vítima não fossem divulgados.

De acordo com a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde de Vera Cruz, Daniela Schneider, o município recebeu a informação sobre o óbito na semana passada, após exames confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). “Essa notícia nos pegou de surpresa. É um caso isolado. A gente [o município] não está tendo número exagerado de casos”, disse, em entrevista à Rádio Gazeta na tarde desta segunda-feira, 2.

LEIA MAIS: Chuva reduz procura pela vacina da gripe em Santa Cruz

Publicidade

A mulher que morreu tinha sido vacinada contra a gripe em abril, de acordo com a 13ª CRS. Porém, a imunização ainda não estava fazendo efeito. “Toda vez que a gente é imunizado, nosso sistema imunológico tem que reconhecer a vacina. Depende do estado da pessoa, das patologias que ela tem”, explicou Daniela. “Ela poderia não estar com a imunidade forte e ter alguma debilidade em função da idade avançada”, pontuou. De acordo com a Prefeitura, o quadro da moradora se agravou pois a paciente tinha hipertensão e diabetes. 

Na região de abrangência da Coordenadoria, que inclui 13 municípios, já foram confirmados três casos de gripe Influenza este ano. De acordo com a enfermeira de imunizações da 13ª CRS, Jaqueline Thier Müller, além da paciente que veio a óbito em Vera Cruz, os outros dois casos eram de pessoas que não tinham sido vacinadas e foram infectadas com o vírus Influenza A, subtipo H1N1. Os municípios de origem destes pacientes não foram confirmados.

Sete mortes no Estado

Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Rio Grande do Sul já teve sete mortes por gripe neste ano. Além de Vera Cruz, os óbitos também aconteceram em Lajeado, Gramado e Porto Alegre. A Capital teve a maior incidência de morte, com quatro óbitos. Quatro pessoas morreram em decorrência do vírus Influenza A, do subtipo H1N1, uma morreu por Influenza A H3N2, uma por Influenza A não subtipado e uma por Influeza B – esta, em Vera Cruz. No ano passado, no mesmo período, 30 pessoas morreram após contrair gripe no Rio Grande do Sul.

Publicidade

Vacinação

A campanha de vacinação iniciada em 23 de abril terminou no dia 22 de junho. Por orientação da Secretaria Estadual da Saúde, os municípios com doses remanescentes liberaram a vacina para o público geral. De acordo com Jaqueline, dados do dia 22, quando a campanha foi encerrada, dos 13 municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, apenas Mato Leitão tinha superado a meta de 90% de cobertura, imposta pelo Ministério da Saúde. “Acredito que hoje outros municípios já podem ter atingido a meta”, ressaltou Jaqueline. 

A cobertura em Santa Cruz foi de 88,18% e em Vera Cruz, de 72,6%. As doses ainda estão disponíveis nos dois municípios para o público geral de qualquer faixa etária. As doses protegem contra três tipos da gripe – Influenza A subtipos H1N1 e H3N2, além da Influenza B.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.