Educação 04/07/2018 23h15 Atualizado às 07h01

Escolas públicas e particulares entram em recesso

Instituições devem aproveitar período neste mês para realizar formações com professores e promover melhorias

Foto: Lula Helfer

Para alunos da rede estadual, as férias vão começar no dia 19 e se estenderão até 29
Para alunos da rede estadual, as férias vão começar no dia 19 e se estenderão até 29

Em breve as escolas das redes estadual, municipal e particular de Santa Cruz do Sul entrarão em recesso, tradicional no mês de julho. Para as escolas municipais, o período de férias terá a duração de uma semana, com início no dia 23 e término no dia 29. A volta às aulas será no dia 30.

Após o retorno, no dia 1º de agosto, a Secretaria Municipal de Educação realizará a Jornada Pedagógica, no auditório central da Unisc, com a participação de professores das escolas de ensino fundamental e infantil. A programação ainda deve passar por ajustes nos próximos dias.

Já na rede estadual, as férias  para os alunos devem iniciar no dia 19, com duração até o dia 29, conforme orientação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Devido à greve no início do ano, no entanto, algumas instituições podem ter alterações na programação, conforme o calendário de cada uma.

Entre as particulares, o recesso também deve ocorrer a partir da segunda quinzena de julho. Na Escola Educar-se, após intensa programação com a gincana, a folga será de 16 a 29 de julho. O início das aulas está programado para o dia 30. O Colégio Dom Alberto encerrará as aulas no dia 13, com o último dia de olimpíadas escolares. O retorno também está programado para o dia 30. Nos dias 16 e 17, no entanto, a instituição deve realizar formação com os professores.

No Colégio Mauá, os 1.660 alunos estarão em férias do dia 14 até o dia 29. Antes disso, porém, no dia 10, ocorrerá o tradicional Aulão de História, no teatro. Conforme o diretor geral Nestor Raschen, durante o recesso serão executados trabalhos de manutenção.

O Colégio Marista São Luís, em férias pelo mesmo período, também deve aproveitar para realizar ajustes e melhorias estruturais, além de investir na formação continuada dos educadores por meio de jornadas pedagógicas.

Entre as instutições de ensino superior, a Universidade de Santa Cruz do Sul deve entrar em recesso de 11 a 31 de julho.  Nesse período, contudo, estão previstos cursos de extensão de inverno em várias áreas do conhecimento. Já a Faculdade Dom Alberto entra em férias no dia 21, com retorno programado para o dia 30.