Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Batismo

Nome do viaduto gera discordância em Linha Santa Cruz

A Associação dos Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc) vai encaminhar uma proposta à Assembleia Legislativa (AL) gaúcha para transformar o apelido de Fritz e Frida em nome oficial do novo viaduto da RSC-287. O documento foi elaborado depois que a comunidade ficou sabendo que já tramita na AL projeto para batizar a estrutura com o nome do ex-deputado e ex-vice-prefeito santa-cruzense Silverius Kist.

A intenção dos moradores não é desfazer a homenagem a Silverius, apenas trocá-la de lugar. A proposta, que será encaminhada à deputada Silvana Covatti (Progressistas), autora do projeto que já está tramitando, sugere que o trecho urbano da 287 receba o nome de Silverius Kist e o viaduto seja chamado, oficialmente, de Fritz e Frida.

Foto: Rodrigo AssmannAnelize diz que designação é referência

Publicidade

Anelize diz que designação é referência

O assunto foi pauta da última reunião da Amorlisc e preocupa moradores. “Santa Cruz é conhecida como a Terra da Oktoberfest e o Fritz e a Frida são os símbolos dessa festa”, defende Paulo Hanzen. Segundo ele, as pessoas de outras partes do Estado já se acostumaram com o nome Fritz e Frida. A empresária Anelize Winter reforça a ideia. Segundo ela, por causa dos bonecos às margens do viaduto, todo mundo identifica o local com o nome do casal típico. “Criou-se uma referência.”

Foto: Rodrigo AssmannHanzen: “Fritz e Frida são símbolos”

Hanzen: “Fritz e Frida são símbolos”

Ricardo Bringmann, que também reside em Linha Santa Cruz, garante que a ideia não é desfazer a homenagem ao ex-vice-prefeito. “Ele foi um político importante, reconhecido, mas o nome Fritz e Frida já está consolidado”, observou. A Amorlisc busca entidades parceiras para assinarem o documento antes de encaminhá-lo.

Publicidade

Troca ainda é possível

Conforme a assessoria parlamentar da deputada Silvana Covatti, a proposta dos moradores de Linha Santa Cruz pode ser contemplada, mas é preciso que o pedido seja encaminhado o mais breve possível.

O projeto de lei para dar nome ao viaduto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Esse procedimento antecede a votação em plenário. Enquanto ele não é apresentado, a deputada pode fazer a modificação, que servirá para agradar aos moradores, sem esquecer da importância de Silverius Kist. Segundo o gabinete da progressista, a ideia da homenagem é fazer com que a comunidade fique satisfeita.

Publicidade

LEIA MAIS: Moradores sugerem que bonecos Fritz e Frida sejam trocados de lugar

Silverius Kist faleceu em 9 de julho de 2012, aos 83 anos. Ele iniciou sua vida pública em 1960, como secretário de Administração. Depois disso, foi vice-prefeito de 1964 a 1967. Nos 20 anos seguintes, deputado estadual.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.