Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Trajetória

Conheça a história da empresa mais antiga de Santa Cruz, sob nova administração

Com 129 anos de história, o Recreio Vida Nova terá um novo capítulo escrito em Santa Cruz do Sul a partir deste ano. A empresa, até então com o registro mais antigo da cidade, recentemente mudou de administração. Sob coordenação da família Kaempf desde a fundação, agora a estrutura foi assumida pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto. O contrato para transferência de controle acionário foi assinado em maio. Segundo Ivo Kaempf, neto do médico idealizador do empreendimento, foi determinante para a realização do negócio o compromisso assumido pelo comprador de preservação do aspecto histórico dos prédios e a manutenção do espaço ambiental da propriedade.

Junto aos 24 hectares e 2,2 mil metros quadrados de construções, a intenção é dar prosseguimento ao trabalho da família Kaempf, agora com o viés educacional. “Algumas ideias estão em andamento, porém somente com sua confirmação será possível a implementação. Mas o espaço da sede, assim como a empresa, servirão à atividade, nobre e em que eu acredito muito, da educação. A educação é a única forma de provocar mudanças duradouras na sociedade”, esclarece o diretor geral do Dom Alberto, Leandro Xavier Timóteo.

A negociação durou em torno de quatro meses e não envolve transmissão do imóvel, mas de administração do Vida Nova, com o foco de gerar desenvolvimento econômico e social para a cidade. Segundo Timóteo, oportunamente será analisada a eventual necessidade de interferência nos prédios. “Mas a ideia inicial é restaurar toda a estrutura existente e acrescentar mais algumas estruturas em áreas abertas.” Ele observa que a sede possui uma excelente área verde que, além de preservada, será espaço para projetos de pesquisa e criação de um parque para uso monitorado da comunidade.

Publicidade

Foto: Divulgação
Timóteo: mudanças verdadeiras

Timóteo: mudanças verdadeiras

 

Trajetória centenária

O jovem médico alemão Carl Hermann Eduard Käempf abriu a Clínica Vida Nova na então Vila de Santa Cruz em 15 de novembro de 1889, mesmo dia em que foi proclamada a República, no Rio de Janeiro. O empreendedor, que era naturalista convicto, nasceu em Leipzig, na Alemanha, em 1859. Formou-se na Escola Elementar de Medicina, com ênfase em técnicas alternativas de saúde. Veio para o Brasil em 1882 e foi morar em Colônia de Monte Alverne, onde casou-se com Edwig Engel e teve cinco filhos: Catharina (Kathi), Guilherme, Ricardo, Arthur e Arno.

Publicidade

Apesar de ter atuado algum tempo com agricultura, foi na área de 45 hectares, na saída de Santa Cruz para Rio Pardinho e Sinimbu, que resolveu investir. Inicialmente, o próprio Käempf construiu uma pequena casa de alvenaria para morar com a família e receber os primeiros pacientes. A instituição foi batizada de Natur-Heilanstalt Santa Cruz (Hospital de Cura Natural Santa Cruz), enquanto seu idealizador teve o nome aportuguesado para Eduardo Kaempf. Logo a fama do naturalista se espalhou, atraindo pessoas de toda a região para a clínica.

Com os tratamentos medicinais, eram atendidos pacientes com reumatismo, dores, doenças nervosas, fraqueza, fadiga crônica e outros problemas. Um novo prédio de dois andares foi inaugurado no dia 12 de dezembro de 1895. Em 1910, mais uma construção de dois pisos foi erguida pela família. Mesmo após a morte do médico, em 1918, os atendimentos continuaram. Enquanto o filho Arthur Walter Kaempf, que também era médico, assumiu a direção, seu irmão Arno Kaempf ficou com a parte comercial.

Novas ampliações foram erguidas pelos irmãos em 1930 e 1937 para acomodar ainda melhor os pacientes do spa. Eles ainda criaram o Recreio Vila Alegre, onde a comunidade podia desfrutar das belezas da área verde. Pessoas de posse hospedavam-se apenas para descansar e desfrutar dos tratamentos naturais. Em 1949, o centro de saúde foi transformado em hospital geral. Anos mais tarde, em 1973, passou a atender apenas pessoas com distúrbios mentais, alcoolistas e usuários de drogas. Com a reforma psiquiátrica, em 1999, encerrou suas atividades. Nos últimos anos, os antigos prédios foram utilizados como pousada.

Publicidade

Reconhecimento necessário

“A mudança: a despedida não é o fim, mas o início de uma saudade.” A frase é de Ivo Kaempf, de 82 anos, neto do médico idealizador do Sanatório Vida Nova. Depois de uma vida inteira, prepara-se para passar adiante a propriedade. Hoje, ainda mora no local ao lado da esposa Zilda Kaempf e de três dos quatro filhos: Cynara, Luís e Tatiana, com suas respectivas famílias. O filho Arno Ernesto Kaempf Neto vive em Imbituba (SC). A cunhada Nelly Kaempf e as sobrinhas Olenka e Zuleica também residem na pousada.

Foto: Bruno PedryIvo Kaempf, neto do idealizador do Sanatório Vida Nova: depois de uma vida inteira, ele passa adiante a propriedade
Ivo Kaempf, neto do idealizador do Sanatório Vida Nova: depois de uma vida inteira, ele passa adiante a propriedade

 

Para o aposentado, diante da iminente mudança, é preciso agradecer a todos os médicos que fizeram parte da trajetória do antigo sanatório. Na mais recente história, lembra-se dos doutores Paulo Oleksiuk, Fernando Cássio Tatsch, Carlos Leopardo, Edgar Merúvia, Ibanez Lara Filho, Sandor Hoppe, Gilberto Hoelz, Lídio Irineu Rauber, Gregório Wink, Átilla Fertig, Arthur Carlos Kliemann, Antonio Waldraff e Xavier Waldraff. “São pessoas importantes que precisam ser reconhecidas.”

Publicidade

Você sabia?

Sanatório não é sinônimo de manicômio. Trata-se de um centro de saúde que recebe pacientes com doenças físicas e distúrbios mentais. No passado, o Sanatório Vida Nova também era especializado no atendimento de tuberculosos.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.