Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Vereadores aprovam corte dos vales dos servidores

Na mais polêmica sessão desde o início da atual legislatura, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou na noite desta quarta-feira, 18, o projeto de lei de autoria do Executivo que corta o pagamento de vale-alimentação (de R$ 515,00 por mês) e vale-transporte a servidores em férias ou que faltam ao serviço, mesmo com atestado médico. O projeto também institui o bônus-assiduidade, que prevê o pagamento de até R$ 550,00 por ano, a partir de 2020, ao servidor municipal que não faltar durante o ano que vem. Em 2017, 70% dos 3,7 mil servidores da Prefeitura de Santa Cruz apresentaram atestado médico.

A votação teve nove votos favoráveis ao corte dos vales e sete contrários. Além da bancada do PTB, que compõe a oposição ao governo Telmo Kirst (Progressistas), o emedebista Alex Knak também votou contra a matéria. Ele faz parte da base aliada de Telmo, mas ocupou a tribuna para dizer que “falta clareza ao projeto”. Ao final da votação os cerca de 400 servidores que lotam a Câmara xingaram os vereadores da base governista e os chamaram de “vendidos” e de “corja”. Os parlamentares que garantiram a aprovação da matéria estavam visivelmente constrangidos.

Foto: Bruno PedryServidores xingaram os vereadores no término da votação
Servidores xingaram os vereadores no término da votação

Publicidade

Antes da votação das emendas apresentadas pelos vereadores Francisco Carlos Smidt (PTB) e Elstor Desbessell (PTB) – que foram rejeitadas com votos de toda a base -, Desbessell ocupou a tribuna e trouxe informação nova. Denunciou que o prefeito está de férias e, por isso, não poderia assinar o projeto de lei. Mostrou no telão, inclusive, o empenho do pagamento das férias de Telmo. Desbessell criticou os vereadores da base governista pela rejeição das emendas. “A negociação deve ter sido muito boa”, sugeriu.

LEIA MAIS

A exemplo do que ocorreu em toda a sessão, os vereadores da base governista ficaram em silêncio. Até a publicação desta reportagem o Palacinho não havia se manifestado sobre a denúncia do petebista que, se confirmada, pode levar o caso para a Justiça.

Publicidade

Durante a sessão, que durou uma hora e meia, os vereadores de oposição – mais o emedebista Knak – se revezaram na tribuna para criticar o projeto de Telmo. A ex-prefeita Kelly Moraes (PTB) foi enfática e fez um duro pronunciamento contra o governo e o prefeito, quem chamou de “arrogante”. Carlão disse que o corte dos vales é “uma falta de respeito e de sensibilidade do governo”.

VOTARAM A FAVOR DO CORTE DOS VALES
Edmar Hermany (Progressistas)
Hildo Ney Caspary (Progressistas)
Licério Agnes (Progressistas)
André Scheibler (SD)
Solange Finger (SD)
Ari Thessing (PT)
Paulo Lesch (PT)
Alceu Crestani (PSDB)
Gerson Trevisan (PSDB)

VOTARAM CONTRA O CORTE DOS VALES
Alex Knak (MDB)
Luís Ruas (PTB)
Bruna Molz (PTB)
Mathias Bertram (PTB)
Elstor Desbessell (PTB)
Kelly Moraes (PTB)
Francisco Carlos Smidt (PTB)

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.