Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sem visibilidade

Céu nublado impede observação de eclipse em Santa Cruz do Sul

O eclipse total da lua não foi observado em Santa Cruz do Sul nesta sexta-feira, 27, por conta do céu nublado. Apesar disso, diversas cidades brasileiras foram agraciadas com o espetáculo natural. Recife, onde o fenômeno começou mais cedo no País, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram boa visibilidade a olho nu.

LEIA MAIS

Foi o eclipse mais longo do século, com melhor visibilidade na Europa e na África. Na fase total, quando estava totalmente dentro da sombra, a lua ficou vermelha e assumiu sua versão “de sangue”. Isso começou por volta das 16h30 e durou até as 18h13. A fase parcial durou até 19h19. Não foi possível ser visto na América do Norte. O próximo eclipse total da lua será na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019. O Brasil vai ver o fenômeno completo.

Publicidade

Júpiter, Saturno e Vênus também podiam ser vistos. Marte chegará à menor distância até a Terra dos últimos 15 anos. O planeta vermelho estará a 57,6 milhões de quilômetros da Terra na próxima terça-feira, 31, comparado com os 100 milhões de quilômetros de outras datas do calendário. Para a Nasa, esta ocasião significa uma grande oportunidade para os pesquisadores do telescópio espacial Hubble, que se encontra operando “em seu rendimento máximo” desde o seu lançamento em 1990. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.