Clima 30/07/2018 00h32 Atualizado às 10h37

Chuva dá uma trégua; veja como fica o tempo nos próximos dias

Áreas de instabilidade provocaram chuva em diversos pontos do Rio Grande do Sul durante o fim de semana

Áreas de instabilidade provocaram chuva em diversos pontos do Rio Grande do Sul durante o fim de semana. Nos próximos dias, no entanto, a previsão é de que o cenário mude. Com o ingresso de ar mais seco e frio sobre o território gaúcho nesse domingo, o clima voltará a abrir com sol e nuvens. Segundo a MetSul Meteorologia, não é uma massa de ar frio de forte intensidade. Na região, a previsão para esta segunda-feira é de céu parcialmente nublado e temperaturas entre quatro e 18 graus.

A meteorologista Estael Sias ressalta que essa massa de ar seco garante, pelo menos até a próxima quinta-feira, que o tempo siga firme e ensolarado – o que provoca frio mais acentuado nas madrugadas. As manhãs mais frias da semana devem acontecer nesta terça e quarta-feira. “A  perspectiva é até mesmo de geada no amanhecer de terça no Vale do Rio Pardo, mas de baixa intensidade. Não se vê cenário muito preocupante nesse aspecto.”

A boa notícia, conforme Estael, é realmente o tempo firme, que abre uma janela na sequência de semanas úmidas e com chuvas até acima da média no Centro e Leste do Rio Grande do Sul. A diminuição das chuvas no Estado representa alívio para São Paulo e Paraná, onde as precipitações retornam depois de muito tempo. No estado paulista há localidades sem registro de precipitação por mais de cem dias. No município paranaense de Londrina, a última chuva significativa aconteceu no dia 12 de junho.

Segunda-Feira: mínima 7º e máxima 17º
Terça-feira: mínima 7º e máxima 16º
Quarta-feira: mínima 7º e máxima 17º
Quinta-feira: mínima 10º e máxima 19º

Curiosidade

O mais longo eclipse lunar do século aconteceu no fim dessa sexta-feira. Na maioria das cidades gaúchas, no entanto, a presença de nuvens atrapalhou a observação do fenômeno. O eclipse acontece quando o Sol, Terra e Lua ficam alinhados nessa ordem. O Sol, iluminando a Terra, faz uma sombra na lua em duas partes: a penumbra, que ainda revela raios solares, e a umbra, que não recebe qualquer feixe de luz. Normalmente, o eclipse lunar ocorre duas vezes por ano, com um tempo de duração de 60 a 80 minutos. Em Santa Cruz do Sul, o fenômeno teve início às 17h52 e seguiu até 20h28. Esse foi o segundo eclipse lunar de 2018.

LEIA MAIS: Céu nublado impede observação de eclipse em Santa Cruz do Sul