Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mudança

Como vão funcionar os atendimentos de crianças no Hospital Santa Cruz

A partir desta quarta-feira, 1º, atendimentos de urgência e emergência de crianças, que antes ocorriam no Centro Materno Infantil (Cemai), ocorrerão no Hospital Santa Cruz (HSC). A mudança foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde na semana passada e tem sido alvo de reclamações e questionamentos por parte dos pais. O Cemai funcionará somente entre as 7 e as 19 horas e, fora esse período, casos de urgência ou emergência deverão ser levados direto para o Pronto-Atendimento do HSC.

Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta segunda-feira, 30, o diretor geral da instituição, Vilmar Thomé, explicou como serão feitos os atendimentos e reforçou que o local deverá receber apenas situações que necessitarem de consulta imediata, como acidentes com trauma e problemas que se agravarem mesmo após atendimento médico. 

“Estamos em um hospital, então os casos que devem vir para cá são aqueles de emergência e de extrema urgência. Esse é o papel do hospital, fazer atendimento de maior gravidade, maior urgência. E esse atendimento será prestado das 19 às 7 horas todos os dias. Os outros casos, de atendimentos menos urgentes ou de consultas de rotina, a população deve entender que o lugar mais adequado não é um hospital.” 

Publicidade

Thomé afirmou que o ambiente de acesso será o mesmo para crianças e adultos. “É um ambiente único, que já existe. A recepção se dará nesse único ambiente. Depois vem a triagem, que é feita na enfermagem, onde há classificação de risco. Após a triagem, a criança passa a ser atendida por um médico pediatra, mas o acesso inicial é, de fato, coletivo”, disse. Segundo ele, por causa da transferência dos atendimentos, a equipe de enfermagem será reforçada, assim como mais um pediatra será contratado.

Durante a entrevista, o diretor também explicou como estudantes da Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) atuam no Hospital Santa Cruz. Confira no áudio:

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.