Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Inauguração

Chimarródromos de Santa Cruz já estão em funcionamento

A Praça da Bandeira de Santa Cruz do Sul é o primeiro ponto do município a ter dois equipamentos que fornecem água quente do chimarrão e água gelada para o consumo. Os chimarródromos entraram em funcionamento neste domingo, 5. O contrato para a prestação do serviço no município é de cinco anos.

LEIA MAIS: Ponte pênsil será construída no Parque da Gruta

Para o aposentado Lori José Ronaldo Vieira, morador do Bairro Santo Antônio, acabou o problema com a água que faltava no chimarrão. “Antes a gente vinha para praça, mas sempre faltava água. A partir de agora, não vai mais ser preciso encerrar o chimarrão mais cedo”, revela. 

Publicidade

Foto: Rodrigo NascimentoInstrutor da empresa responsável peloo equipamento mostrou a Vieira a forma de utilização
Instrutor da empresa responsável pelo equipamento mostrou a Vieira a forma de utilização

 

Conforme o secretário Municipal de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior, além dos dois pontos já em funcionamento na Praça da Bandeira, a Praça Getúlio Vargas, o Parque da Oktoberfest e a Praça Alberto Pasqualini (atrás do Shopping Santa Cruz), no Bairro Santo Inácio, já estão em funcionamento. “Vários espaços públicos receberão os equipamentos. A empresa tem um ano para concluir a instalação de 23 aparelhos no município”, destaca. 

O equipamento funciona sozinho. Ligado à rede de energia de iluminação pública e à rede de abastecimento da Corsan, ele gela água a 5 graus e esquenta até 85 graus. Segundo o diretor comercial da Ice Hot, Alex Oliveira, uma equipe faz a manutenção do serviço e regula a temperatura da água de acordo com a estação. “No verão a água fria precisa ser mais gelada, e a água quente, menos quente. Haverá manutenção constante do serviço”, confirma. 

Publicidade

Os chimarródromos são autossustentáveis. O Município não paga pelo aluguel das máquinas. Empresas compram espaços publicitários e viabilizam o serviço. Cada equipamento custa na faixa dos R$ 30 mil e a empresa investirá mais de R$ 600 mil na instalação dos chimarródromos. A Ice Hot é de Bento Gonçalves e instalará os equipamentos em 42 municípios do Rio Grande do Sul até o ano que vem.

Além da inauguração do chimarródromo, houve Feira da Saúde e de adoção de animais. Ao todo, foram realizados 14 testes rápidos para HIV e outros exames simples. Também foram adotados quatro cães do Canil Municipal e foram distribuídos 10 quilos de erva-mate aos participantes.

Gradativamente também serão contemplados os seguintes locais: Parque da Gruta, Parque da Cruz, Lago Dourado, Parque de Eventos, Autódromo Internacional, antiga Estação Férrea (Praça Siegfried Heuser), praças Presidente Costa e Silva, praças dos bairros Santa Vitória, Senai, Aliança, Faxinal Menino Deus, Monumento ao Imigrante,  Santuário de Schoenstatt, aeroporto, Avenida do Imigrante, Unisc e  Praça Doutor Pedro Eggler, em Monte Alverne. As instalações deverão ser concluídas em cerca de dois meses.

Publicidade

 

Foto: Rodrigo Nascimento
Foto: Rodrigo Nascimento

Foto: Rodrigo Nascimento

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.