Desenvolvimento 10/08/2018 00h36 Atualizado às 06h36

ACI reativa entidade para atuar em nome da região

Primeira bandeira da Câmara da Indústria, Comércio, Agronegócio, Serviços e Cultura (CIC) será a duplicação da RSC-287

Nos próximos dois meses, entidades que representam indústria, comércio, produção rural, serviços e iniciativas em cultura nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo darão início a uma entidade única. Nessa quinta-feira, na 12ª edição do Fórum de Líderes, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz anunciou a reativação da Câmara da Indústria, Comércio, Agronegócio, Serviços e Cultura (CIC) do Vale do Rio Pardo. O projeto que começou em 2006 foi retomado e, agora, a CIC será a entidade representativa que reunirá toda a região. Em 60 dias ocorre a montagem da primeira diretoria. O Fórum de Líderes é uma promoção da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), em parceria com a ACI.

O vice-presidente regional da Federasul, Ário Sabbi, assume como primeiro presidente da CIC. “Se reunirmos todas as entidades que trabalham pelo desenvolvimento da região em uma única estrutura, nossa representatividade será bem maior”, justificou. A primeira bandeira defendida é a duplicação da RSC-287.

A CIC Vale do Rio Pardo foi proposta pelo empresário Jair Jasper em 2006, quando ele presidia a ACI de Santa Cruz. “Nossa inspiração foi o modelo da CIC Vale do Taquari, que é uma região muito semelhante”, conta. Segundo ele, dentre os principais pleitos da CIC Vale do Taquari está a duplicação da BR-386 entre Estrela e Tabaí – obra que começou em 2010.

O 12º Fórum contou com a presença da presidente da Federasul, Simone Leite, que abordou a importância do posicionamento político do cidadão. “Estamos vivendo esta grave crise no Estado e no País por conta da nossa omissão. Chegou a hora de chamarmos a responsabilidade de ir às urnas com convicção.”

Noite para agraciar Líderes & Vencedores

Além do fórum, a ACI inaugurou nessa quinta uma galeria de ex-presidentes e de fatos importantes dos cem anos da entidade. Já a noite foi para coroar os 14 destaques da 3ª Etapa Regional do Prêmio Líderes & Vencedores. A entrega dos troféus ocorreu na Câmara de Vereadores, parceira da ACI na realização do prêmio. Todas os destaques locais concorrem na edição estadual, no fim de outubro, em Porto Alegre. A premiação é da Federasul e Assembleia Legislativa.

Os premiados

Mérito Político – Ademir Müller
Sucesso Empresarial – Novo Líder Empreendedor
Gustavo Posser de Moraes
Sucesso Empresarial – Micro e Pequena Empresa
Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc)
Helige Brew Pub  
Sucesso Empresarial – Grande Empresa
Imply
Destaque Comunitário
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
Projeto Destinar
Cooperativa dos Catadores de Santa Cruz do Sul (Coomcat)
Expressão Cultural
Festa das Cucas
Expoagro Afubra
Pedro Thessing
Referência Educacional
Senai – Santa Cruz do Sul
Verde é Vida
Escola Estadual Estado de Goiás