Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Empreendedorismo

O medo é um dos principais obstáculos à liderança, afirma especialista

Utilizando a própria história de vida como exemplo, o instrutor Luciano Iepsen, diretor do Instituto Eneagrama, trouxe para debate no Café Empresarial de agosto o tema “As Barreiras Invisíveis da Liderança”. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o encontro reuniu 60 participantes, entre empresários e profissionais de empresas, na manhã dessa terça-feira, 21, na sala 101 da entidade. 

Especialista em ferramentas de inteligência emocional, autogestão e relações interpessoais, Luciano Iepsen pontuou sua apresentação com relatos reais de como superou barreiras que em determinados momentos travaram o seu processo de desenvolvimento profissional.  O medo, segundo ele, é um dos principais obstáculos à liderança, especialmente à liderança de nós mesmos.  “Muitas vezes o medo nos impede de tomar as rédeas de nossa própria carreira”, afirma o consultor. 

LEIA MAIS: ‘Barreiras invisíveis da liderança’ é o tema da edição de agosto do Café Empresarial

Publicidade

Há vários tipos de medos: de errar, de se sentir ridículo em alguma situação, de não ser aprovado pelas pessoas, de ser abandonado. “Todo esse processo é inconsciente e não nos damos conta que tem vínculo com nossas emoções”, esclarece. Ele ressalta que não se trata de não sentir medo, mas de escolher utilizar o sentimento como um estímulo à superação ao invés de uma barreira. 

Luciano também apresentou informações sobre o Eneagrama e como essa ferramenta de autoconhecimento  pode  auxiliar a reconhecer nossas emoções, possibilitando extrair o melhor delas, que são as nossas competências emocionais. “A partir desse reconhecimento é possível usar essas competências como virtudes para tomar melhores decisões, descobrir e se amparar em nosso melhor estilo de liderança, baseado na inteligência emocional”, ressalta Iepsen.  

Principal evento de networking da ACI, o Café Empresarial tem o patrocínio do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Universidade de Santa Cruz (UNISC), Grupo Gazeta de Comunicações e o apoio da Café Preto.

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.