Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Luto

Rio Grande do Sul perde Paixão Côrtes aos 91 anos

O tradicionalista e folclorista que inspirou a estátua do Laçador, que fica na entrada de Porto Alegre, João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, morreu nesta segunda-feira, 27, aos 91 anos, no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre. Ele estava internado desde o dia 18 de julho, se recuperando de uma cirurgia após ter fraturado o fêmur. Em situação delicada pela idade avançada, Paixão sofreu algumas complicações pós-cirurgicas. Na sede do MTG, em Porto Alegre, as bandeiras estão a meio mastro e o presidente Nairo Callegaro anunciou luto de três dias. O governador José Ivo Sartori também decretou três dias de luto.

Paixão Côrtes, juntamente com Luiz Carlos Barbosa Lessa e Glaucus Saraiva, foi um dos formuladores do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul. Em 1947, como estudante do Colégio Júlio de Castilhos, no chamado “Grupo dos Oito”, criou o Departamento de Tradições Gaúchas do Grêmio Estudantil. Para o presidente do MTG, foi um homem à frente do seu tempo e que deixa a sociedade gaúcha enlutada. “Tinha uma clareza na construção de seu posicionamento. Foi um historiador que resgatou a identidade, as origens da nossa formação social e cultural. Contribuiu para uma verdadeira revolução cultural ao ser um dos grandes pensadores do Rio Grande do Sul”, disse Callegaro.

LEIA MAIS: Internado há 21 dias, Paixão Côrtes precisa de doações de sangue

Publicidade

Em 1948, organizou e fundou o 35 CTG, em Porto Alegre, a primeira entidade da história. As pesquisas sobre os aspectos culturais do Rio Grande do Sul foram registradas em diversas publicações e discos, que até hoje servem de guia para o que é seguido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Ainda esteve à frente de programas de rádio.

Paixão Côrtes foi mentor de símbolos do gauchismo, como a Chama Crioula (criada em 1947, como uma extensão da Chama da Semana da Pátria), o Desfile dos Cavalarianos e a Ronda Crioula (que, nos anos 1960, deu origem à Semana Farroupilha). Entre 1949 e 1952, ao lado de Barbosa Lessa, estudou e catalogou mais de duas dezenas de danças praticadas no Rio Grande do Sul, para fundar, no ano seguinte, o grupo de dança Os Tropeiros da Tradição. 

Natural de Santana do Livramento, o engenheiro agrônomo teve sua vida profissional ligada à Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, onde desenvolveu trabalhos relacionados com a ovinotecnia, com destaque para a introdução da tosquia australiana e a tipificação de carcaças. Recebeu a Medalha Negrinho do Pastoreio como reconhecimento por serviços prestados à cultura e a Medalha Assis Brasil em destaque por seu trabalho em prol da agropecuária. Também foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2010

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.