Clima 31/08/2018 08h06 Atualizado às 11h58

Alerta de chuva forte: saiba como fica o tempo no fim de semana

Inmet e MetSul divulgaram notas sobre a possibilidade de granizo e vendaval no Estado

A chuva que se ensaiou durante a semana chegou com tudo nesta sexta-feira, 31, em Santa Cruz do Sul e região. A condição atinge todo o Estado e deve atrapalhar os planos no fim de semana, já que a instabilidade dura até a próxima segunda. Em Santa Cruz, as temperaturas não devem sofrer grandes alterações. Nesta sexta, o clima varia entre 17 e 22 graus. A chuva ainda não causa estragos na cidade, mas em alguns pontos como a rótula do 2001, próximo ao Parque da Oktoberfest, já há acúmulo de água junto à calçada.

O coordenador da Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa, disse em entrevista à Rádio Gazeta nesta manhã que o órgão acompanha de perto essa situação que pode gerar eventuais problemas. "A Defesa Civil na segunda-feira já tinha recebido um alerta de previsões metereológicas para a semana, onde indicava de quarta para quinta a previsão de temporais no Rio Grande do Sul, com a possibilidade de Santa Cruz ser atingida por chuva intensa, granizo e ventos."

No entanto, problemas mais graves ainda não foram registrados no município. "Houve carga pluviométrica entre 25 e 30 milímetros de chuva aqui, sendo que o maior valor caiu durante a madrugada, por volta das 2h30, quando iniciou a chuva mais forte com pancadas. Isso elevou um pouco o nível dos nossos arroios, mas logo em seguida começa a baixar. A tendência é elevar um pouco o nível do Rio Pardinho uma vez que, na cabeceira em Sinimbu, houve carga pluviométrica elevada", disse.

Segundo Barbosa, a situação do Rio Pardinho não chega a preocupar a Defesa Civil, uma vez que a água deve se manter na cabeceira do rio, cujo nível na medição desta manhã estava em 1,10 metro. A Defesa Civil seguirá monitorando os pontos onde podem ocorrer transtornos. Problemas podem ser avisados pelo telefone 199.
 

Foto: Maria Regina Eichenberg/Rádio Gazeta AM

 

Alerta de chuva forte

A MetSul Metereologia divulgou um alerta na noite dessa quinta para a chuva volumosa que deve atingir o Estado. De acordo com a nota, a faixa central e a metade Sul terá os níveis mais elevados de precipitação. Municípios como Camaquã, Cristal e Tapes têm chance de alagamentos. Há a possibilidade de granizo, além de rajadas de vento forte no fim da tarde desta sexta.

O Insituto Nacional de Metereologia (Inmet) também reforçou nessa quinta um alerta de chuvas intensas, tempestades com raios, vendaval e possibilidade de granizo no Rio Grande do Sul. O vento pode atingir entre 60 e 100 quilômetros por hora, causando queda de galhos de árvores e corte de energia elétrica.

LEIA MAIS: Chuva se intensifica e Inmet mantém alerta de tempestades para o Estado
 

Confira como fica a temperatura nos próximas dias

Sexta-feira (31) - entre 17 e 22 graus, com 90% de probabilidade de chuva
Sábado (1º) - entre 15 e 22 graus, com 53% de probabilidade de chuva
Domingo (2) - entre 14 e 19 graus, com 90% de probabilidade de chuva
Segunda-feira (3) - entre 12 e 21 graus, com 30% de probabilidade de chuva