Serviço 10/10/2018 22h47 Atualizado às 11h54

Escolas vão prolongar o feriadão em Santa Cruz; confira o que abre nesta sexta

Além de parar nesta sexta, maioria das instituições não deve funcionar na segunda-feira, em virtude do Dia do Professor

A folga desta sexta-feira, em virtude do feriado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, vai ser ainda maior para grande parte dos estudantes de Santa Cruz do Sul. Em comemoração ao Dia do Professor, no dia 15, muitas instituições não devem funcionar na segunda-feira. Para os amantes da Festa da Alegria, o dia também deve ser de passeio pelo parque. Os portões da 34ª Oktoberfest abrirão nesta sexta a partir das 10 horas.

É nesse clima que algumas casas de chá da cidade abrirão uma exceção para atender turistas e santa-cruzenses. A Cucas da Rosana funcionará nesta sexta-feira e no domingo, das 13h30 às 19 horas. Além do café colonial, será servido prato típico, com cuca e linguiça, e chope. Também no Centro, a Oma’s Haus atenderá em horário especial no domingo, das 15 horas às 20 horas.

Confira como será o funcionamento de escolas e outros serviços:

Escola Educar-se: para nesta sexta e retoma as atividades na terça, 16.
Colégio Marista São Luís: também vai adotar o feriadão, após uma semana intensa de atividades alusivas ao Dia da Criança.
Colégio Mauá: não funciona nesta sexta-feira, nem segunda-feira.
Colégio e Faculdade Dom Alberto: não têm aula nesta sexta e na segunda-feira.
Escolas municipais: no feriado, as de ensino infantil e de ensino fundamental não abrem. Na segunda, as Emeis não funcionam, pois os servidores estarão em capacitação. Já as Emefs devem seguir o calendário escolar previsto por cada uma delas.
Escolas estaduais: não abrem nesta sexta e apresentam calendários diferenciados para a segunda-feira. Na Escola Ernesto Alves, os mais de 1,3 mil alunos estarão dispensados das aulas no dia 15. Já a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) irá funcionar normalmente.
Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc): não terá aula nesta sexta e na segunda-feira, pois realizará feriado especial pelo Dia do Professor e pelo Dia do Auxiliar Administrativo.
Shopping Santa Cruz: a praça de alimentação funcionará, no feriado, das 11 horas às 22h30, com programação especial para a criançada.
Shopping Germânia: os pontos de alimentação estarão abertos das 10 horas às 22 horas, com atrações para as crianças, como personagens vivos, recreacionistas, pintura facial, desenhos, balões e brinquedos.
Bancos: não abrem nesta sexta-feira. Segunda funcionam normalmente.
Ônibus: as linhas do Consórcio TCS operam em horário de domingo.
Mercados: segundo o Sindigêneros Vales do Rio Pardo e Taquari, por meio de convenção coletiva de trabalho as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados e armazéns) estão autorizadas a abrir neste 12 de outubro.
Correios: não haverá expediente nas agências nesta sexta-feira. A Central de Atendimento aos Clientes dos Correios (CAC) também não funciona no feriado.
Coleta de lixo: ocorre normalmente.
Coleta seletiva: o recolhimento de materiais recicláveis será normal nesta sxeta-feira.
Prefeitura: não terá expediente, mas os serviços essenciais serão mantidos ou realizados em forma de plantão. Para casos de avarias na iluminação pública e problemas relacionados ao trânsito, a Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos atenderá pelo telefone de plantão (51) 99963 1646. Para o atendimento de eventuais ocorrências, podem ser acionadas a Defesa Civil e a Guarda Municipal pelo 153.