Educação infantil 10/10/2018 22h54 Atualizado às 07h49

Construção de creche inicia em 30 dias em Vera Cruz

A obra deve ser concluída antes do início do segundo semestre letivo do próximo ano

O município de Vera Cruz confirmou nessa quarta-feira a construção de uma nova creche no Bairro Imigrante. A obra começa ainda em 2018 e deve ser concluída antes do início do segundo semestre letivo do próximo ano. O Consórcio E.K. Construtec foi o vencedor da licitação, a primeira no modelo built to suit para prefeituras no País. O termo em inglês, que significa “construído para servir”, identifica contratos de locação a longo prazo entre particulares e o poder público. No caso de Vera Cruz, a Prefeitura é a locatária, mas receberá o patrimônio após 240 meses.

A construção terá cerca de 730 metros quadrados, com investimento de mais de R$ 1,4 milhão, valor que contempla também mobiliário e equipamentos. A capacidade é para 70 crianças. O projeto e a execução devem seguir o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação. A obra inicia em menos de 30 dias e tem prazo de seis meses para conclusão.

O secretário de Educação, Cláudio Stoeckel, lembrou que já houve redução de 80% na fila de espera por vagas, o que foi possível com as inscrições mensais e a readequação de salas. “Mais do que acabar com a falta de vagas, vamos economizar recursos próprios que hoje são pagos para escolas particulares. E ainda vamos ter um incremento na verba repassada pelo governo federal.”

Para driblar a crise

O prefeito Guido Hoff destacou que a visão de longo prazo é necessária ao administrador público, seja no Executivo ou no Legislativo. “A falta de repasses não nos impede de sermos criativos. Se os recursos próprios são escassos é preciso oxigenar as ideias e buscar uma solução. Foi o que fizemos para tornar essa obra realidade. A Câmara é nossa parceira em investimentos que vão transformar Vera Cruz a partir de 2019”, afirmou.