Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Servidores

TJ nega liminar para suspender lei dos vales

O Tribunal de Justiça negou um pedido do Sindicato dos Funcionários Municipais de Santa Cruz do Sul (Sinfum) para que fosse suspensa a polêmica lei que restringe o pagamento de auxílio-alimentação na Prefeitura. O Sinfum havia entrado com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei.

Pela lei, que entra em vigor em janeiro, o benefício deixará de ser pago sempre que o servidor não comparecer ao trabalho, mesmo se a falta for justificada. A aprovação da lei na Câmara ocorreu no dia 18 de julho, em uma das sessões mais tumultuadas da história do Legislativo. Desde então, servidores vêm realizando manifestações todas as semanas no plenário, levando inclusive à interrupção de sessões – como ocorreu novamente nesta segunda-feira, 15.

LEIA MAIS: Vereadores aprovam corte dos vales dos servidores

Publicidade

A decisão no TJ foi tomada pelo desembargador André Luiz Planella Vilarinho, que alegou que, diferente do que o Sinfum afirma na ação, o auxílio-alimentação possui caráter indenizatório e não remuneratório – e, portanto, não pode ser pago quando o servidor deixa de comparecer ao serviço. No despacho, o magistrado afirma que já há entendimentos anteriores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesse sentido.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.