Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cultura

Confira quem levou o troféu Tipuana do Festival Santa Cruz de Cinema

Chegou ao fim na noite dessa sexta-feira a primeira edição do Festival Santa Cruz de Cinema, uma realização do curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), do Sesc e da Pé de Coelho Filmes, com patrocínio da JTI. A cerimônia de entrega da premiação foi no auditório central da Unisc, mesmo local onde os 15 filmes selecionados para a Mostra Competitiva Nacional foram exibidos nas noites de terça, quarta e quinta-feira.

O Vestido de Myriam, de Lucas Rossi, do Rio de Janeiro, levou o troféu Tipuana na categoria de melhor filme. O trabalho também foi premiado nas categorias direção de arte, para Junior Paixão; melhor ator, para Tonico Pereira; e roteiro, para Lucas Rossi e Cacá Ottoni. O enredo se desenvolve em torno de um casal de idosos que moram sozinhos em uma casa singela na zona rural. Ao perder a esposa, o personagem, interpretado por Tonico Pereira, se depara com uma nova e delicada realidade.

“O filme fala sobre amor, sobre medo e algumas grandes questões para a humanidade”, disse Rossi, frisando que trata-se de uma produção independente, sem qualquer tipo de financiamento. “Só tenho a agradecer a todos que apostaram neste projeto”, concluiu. O Vestido de Myriam é o primeiro roteiro assinado por Lucas Rossi, que se disse surpreso com o resultado. “É muito difícil produzir e exibir cinema no Brasil, principalmente os curta-metragem. É gratificante ser reconhecido.”

Publicidade

A noite de premiação contou com a presença da homenageada do festival, Liliana Sulzbach. A cineasta e jornalista convidou o público a refletir sobre o contraste entre a desvalorização dos profissionais que se dedicam ao cinema e a importância da arte e da dramaturgia para a construção social do indivíduo.

Ao final da cerimônia, a comissão organizadora do Festival Santa Cruz de Cinema confirmou a realização da segunda edição, marcada para entre os dias 22 e 25 de outubro do ano que vem. A JTI já confirmou que renovará o patrocínio do projeto, que coloca Santa Cruz no mapa nacional da produção audiovisual. Ao todo o festival recebeu nada menos que 538 inscrições para a mostra competitiva. Além das exibições dos filmes da mostra competitiva, o festival promoveu oficinas e exibições gratuitas durante a semana na cidade.

 

Publicidade

 

OS VENCEDORES DO TROFÉU TIPUANA
Melhor Filme: O Vestido de Myriam
Direção: Allan Ribeiro (O quebra-cabeça de Sara)
Direção de Fotografia: Pedro Rocha (Telentrega)
Direção de Arte: Junior Paixão (O Vestido de Myriam)
Melhor Ator: Tonico Pereira (O Vestido de Myriam)
Melhor Atriz: Léa Garcia (Acúmulo)
Roteiro: Lucas H. Rossi e Cacá Ottoni (O Vestido de Myriam)
Montagem: Thais Fernandes (Um Corpo Feminino)
Trilha Sonora: Ìdòwú Akínrúlí e Gustavo Foppa (Fè Mye Talè)
Desenho de Som: Kiko Ferraz, Christian Vaisz, Ricardo Costa e Thiago Gautério (Telentrega)

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.