Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mudança

Juiz de Santa Cruz pode substituir Sergio Moro na Lava Jato

Um juiz federal que atua em Santa Cruz do Sul pode entrar na lista dos possíveis substitutos de Sérgio Moro na 13º Vara Federal de Curitiba, onde tramitam os processos da Operação Lava Jato. Como Moro saiu de férias e no fim do ano se desligará do Judiciário para ser ministro, a juíza substituta Gabriela Hardt já assumiu os casos.

Assim que Moro apresentar o pedido de exoneração, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, vai publicar um edital de chamamento para remoção de magistrado. Todos os 232 juízes do TRF-4 podem se inscrever. No entanto, saem na frente os oito que entraram em maio de 1994. Isso porque o critério para assumir a vara da Lava Jato é antiguidade. Em caso de empate, será levada em conta a colocação do juiz na seleção para a função.

Um dos oito juízes de primeiro grau com mais tempo de carreira é Eduardo Vandré Oliveira Lema Garcia, que responde pela 1ª Vara Federal de Santa Cruz. É natural de Rio Grande e está na cidade desde 2016. Tem 25 anos de magistratura federal. Questionado sobre a possibilidade de tentar a remoção, ele disse que espera a publicação do edital para avaliar o assunto.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.