Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Gente daqui

Acampamento homenageia a história gaúcha

O Piquete Tradição Farroupilha, de Santa Cruz do Sul, montou um acampamento farroupilha para homenagear a história do Rio Grande do Sul. Estruturado bem ao lado do portão de acesso ao Parque da Oktoberfest, pela Avenida Independência, o espaço apresenta aos visitantes uma pesquisa conduzida por casais de jovens da entidade, que foram convidados a levantar informações sobre temas importantes da cultura gaúcha. 

 

LEIA MAIS

Publicidade

 

Segundo o patrão Érico Machado Flores, o trabalho contempla a trajetória de personalidades do Estado, como Paixão Cortês e Nico Fagundes, e toda a evolução do Enart, inclusive com uma lista de todos os campeões da Força A desde 1986. A pesquisa ainda enfatiza os símbolos do Rio Grande, com o significado de cada um, e aspectos da indumentária: a evolução dos trajes gaúchos, a vestimenta de trabalho, diferentes tipos de nós de lenço e a pilcha dos dias atuais. 

O hino rio-grandense e as orações do cavalo e do gaúcho igualmente ganham destaque. Na parte interna do acampamento, o Piquete Tradição Farroupilha ainda montou um museu com peças antigas, como freios usados pelas cavalarias do Exército e da Brigada Militar. Além de resgatar o passado, a intenção dos organizadores é conquistar novamente o título de Melhor Acampamento do Enart, assim como em 2017.

Publicidade

 

Foto: Rodrigo Assmann
Foto: Rodrigo Assmann
Foto: Rodrigo Assmann

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.