Fim de ano 03/12/2018 02h15 Atualizado às 06h22

Comércio dá a largada para o horário estendido em Santa Cruz

A partir dessa segunda, lojas do Centro vão funcionar até as 19 horas. Nos dias 19, 20 e 21, o atendimento vai até as 22 horas

De olho no aquecimento das vendas, o comércio de Santa Cruz do Sul dá a largada para o horário estendido de Natal. A partir dessa segunda-feira, todas as lojas funcionarão até as 19 horas, escala que vai se repetir na próxima semana. A partir do dia 19, uma quinta-feira, os clientes poderão contar com os estabelecimentos em pleno funcionamento até as 22 horas.

Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), João Goerck, trata-se de uma estratégia para estimular os santa-cruzenses a se anteciparem. “Decidimos adiantar o horário estendido em função do pagamento da primeira parcela do 13º salário e por acreditar que o cenário da economia está mais positivo.” Segundo ele, ainda que na esfera nacional a expectativa de crescimento seja de 8% em comparação ao ano passado, em Santa Cruz do Sul o avanço pode chegar a 12%. “As perspectivas são muito boas. Estamos confiantes.”

Quem já comemora o horário estendido são os clientes. Na tarde desse sábado, Tereza Konzen, 70 anos, e a filha Juliana, 38, aproveitaram para antecipar as compras. “Compramos uma parte, mas devemos voltar ao Centro nas próximas semanas. Ter mais tempo para olhar as coisas com calma é muito bom, especialmente para quem trabalha durante a semana”, disse Juliana. O mesmo acontece com a candelariense Rosangela Beatriz da Silva Gonçalves. “Eu costumo comprar aqui por conta da variedade e do preço. Adoro vir quando as lojas ficam abertas até as 22 horas, pois não é tão quente.”

Foto: Lula HelferRosangela vem de Candelária: variedade
Rosangela vem de Candelária: variedade

 

A CDL espera que, com o horário estendido, as pessoas priorizem o comércio local. “É facilitar a vida do consumidor e garantir que ele terá um bom atendimento”, frisa Goerck. Outro argumento em prol das compras nos estabelecimentos da cidade é a garantia. “Comprando nas lojas locais, o cliente sabe que poderá trocar o produto com facilidade. Além disso, movimenta a nossa economia”, conclui.

Foto: Lula HelferTereza e Juliana já antecipam as compras
Tereza e Juliana já antecipam as compras

 

Dicas para comprar bem

O presidente da CDL, João Goerck, afirma que para comprar sem “vuco-vuco”, o ideal é se antecipar. “Se tem uma dica que eu posso dar é que as pessoas não deixem para comprar nos últimos três dias. Além de não ter mais tantas ofertas, o atendimento poderá não ser tão personalizado em função do movimento”, disse. Outra vantagem de antecipar as compras é a possibilidade de pesquisar e encontrar o melhor preço e o produto conforme o gosto de cada um. “Quem deixa para a última hora dificilmente consegue pesquisar e pode pagar um pouco mais caro em função disso”, complementa.

Para os consumidores que não tiverem escolha e tiverem que comprar nos dias que antecipam o 25 de dezembro, Goerck sugere que se desloquem às lojas até as 16 horas. “Depois disso, o movimento fica mais intenso”, complementa. Até agora, segundo a CDL, cerca de 90% das 450 novas contratações previstas para a temporada foram acertadas. Já os estoques estão sendo preenchidos.