Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Culinária

Alunos da Guilherme Hildebrand vencem o projeto Mestre Cuca

A mesma escola, mas com uma outra equipe. Pelo segundo ano consecutivo, o grupo de alunos do 6º ano que representou a Escola Municipal Guilherme Hildebrand, do Bairro Progresso, de Santa Cruz do Sul, foi o grande vencedor da terceira edição do projeto Mestre Cuca, Comidas do Bem. A última etapa da competição ocorreu na manhã desta terça-feira, 4, na cozinha do curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Pedro Hennrique Seixas, de 11 anos, Luana Stefani Weis e Elisa Silva dos Santos, ambas de 12 anos,  conquistaram o primeiro lugar na avaliação dos jurados com a receita de Bolo de Maçã. “Estou muito feliz porque a gente pesquisou bastante pra fazer a receita, e procuramos fazer o bolo mais saudável possível”, declarou Luana.

A iniciativa contou com a participação de oito escolas da rede municipal. Na primeira etapa, após o período de inscrições, as equipes tiveram um dia de capacitação com as nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (SEE). A segunda etapa ocorreu em cada educandário, com a preparação da receita e a classificação para a final

De acordo com uma das coordenadoras, nutricionista Cinara Cereser Mussi, o objetivo do projeto é oportunizar a prática culinária de forma saudável e criativa. “O projeto estimula o despertar para a alimentação saudável”, resumiu. Ainda segundo ela, outra característica da iniciativa é a transversalidade na educação. “Os participantes aprendem, desde a educação financeira, calculando o custo do prato, até os nutrientes que a receita oferece”, “explicou.

Publicidade

Uma das novidades nesta edição é a contribuição da Secretaria de Saúde (Sesa). Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), o Mestre Cuca conseguiu recursos para adquirir a premiação para a equipe vencedora. Segundo uma das coordenadoras do programa, a doutora Denise Henriqson, a parceria vem de encontro à necessidade de estimular o consumo saudável entre os estudantes. Segundo ela, dados de uma pesquisa realizada em 2016 confirmaram que cerca de 33% dos adolescentes estariam com sobrepeso. “Ações como esta são necessárias para trabalharmos a prevenção, para que nossas crianças e jovens criem hábitos mais saudáveis”, afirmou. 

Outra novidade, durante a realização do Mestre Cuca em 2018, foi a produção de uma Websérie, já disponibilizada via Youtube, em que alunos vencedores da primeira e segunda edições ensinam o passo a passo para se produzir, respectivamente, as receitas de panqueca de espinafre à bolonhesa e de mousse de frutas.  A receita de bolo de maçã, vencedora nesta etapa, também será gravada.

De acordo com a secretária de Educação, Jaqueline Marques, o projeto vem se consolidando como uma poderosa ferramenta pedagógica de aprendizado. “Percebemos que a cada ano os alunos estão mais motivados em participar. Parabenizo todos os profissionais de educação pelo excelente trabalho que desenvolvem. Neste projeto, todos os alunos que aderiram são vencedores, porque é uma maneira diferenciada de aprender”, concluiu.

Publicidade

O Mestre Cuca é uma realização da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEE), com o apoio do Programa Unisc-Escola, dos cursos de Gastronomia e de Nutrição da Unisc, e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).   

Confira as receitas das demais instituições de ensino:

Emef Bom Jesus: pão de carne
Emef Duque de Caxias: bolinho de frango
Emef Dona Leopoldina: bolo de melado
Emef Frederico Assmann: yakisoba
Emef Guido Herberts: bolo de frutas com aveia
Emef São Canísio: bolo de aveia
Emef Félix Hoppe: bolo de maçã com canela

Publicidade

Foto: Luiz Fernando BertuolÚltima etapa do Mestre Cuca foi realizada nesta terça-feira
Foto: Luiz Fernando BertuolÚltima etapa do Mestre Cuca foi realizada nesta terça-feira
Foto: Luiz Fernando BertuolÚltima etapa do Mestre Cuca foi realizada nesta terça-feira
Foto: Luiz Fernando BertuolÚltima etapa do Mestre Cuca foi realizada nesta terça-feira
Foto: Luiz Fernando BertuolÚltima etapa do Mestre Cuca foi realizada nesta terça-feira

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.