Economia 06/12/2018 17h21 Atualizado às 17h39

Definição do preço do tabaco fica para o mês de janeiro

Os primeiros encontros para a avaliação do custo de produção e o valor de comercialização ocorreram nessa quarta e quinta-feira

A comissão de representação dos produtores de tabaco e as principais empresas do setor voltarão a realizar nova rodada de negociação do preço desta safra nos dias 16 e 17 de janeiro, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag), em Porto Alegre, para tentar um acordo. Os primeiros encontros para a avaliação do custo de produção e o valor de comercialização ocorreram nessa quarta e quinta-feira, na sede da Fetaesc, em São José (SC), mas a definição dos valores das tabelas foi adiada para o próximo mês.

LEIA MAIS: Colheita do tabaco é aberta oficialmente no Estado

Mesmo ainda sem o acordo sobre o preço, a empresa Souza Cruz iniciou nesta quinta-feira a compra da safra no litoral de Santa Catarina e na próxima semana começa na região de Santa Cruz do Sul. O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, informou que nos dois dias de encontros em Santa Catarina houve a apresentação do levantamento do custo de produção feito pela comissão de representação dos produtores e pelas empresas, com o detalhamento das planilhas com os principais itens.

Diferente do início das negociações em anos anteriores, Werner informou que desta vez praticamente todas as empresas apresentaram propostas para a tabela de preços, algumas semelhantes à reivindicação da comissão de representantes dos produtores. Por isso, o dirigente afirma que existe perspectiva de haver acordo nas próximas reuniões. Mas também em relação ao preço, as entidades não revelaram os valores das propostas para evitar mais dificuldades nos próximos encontros de negociação.

Foto: Fetaesc/DivulgaçãoPrimeira rodada de negociação ocorreu nesta quarta e quinta-feira na sede da Fetaesc
Primeira rodada de negociação ocorreu nesta quarta e quinta-feira na sede da Fetaesc