Santa Cruz 06/12/2018 21h55

Rotaract realiza testagens gratuitas para prevenir hepatites

Ação será realizada das 9 às 17 horas de sábado na Casa da CDL

O Rotaract Club de Santa Cruz do Sul vai realizar neste sábado, 8, um dia de testagens de hepatites virais C e B gratuitas para a população. A iniciativa faz parte de uma campanha mundial do Rotary para combate da doença. “A Organização Mundial da Saúde prevê que apenas 5% dos portadores estão diagnosticados, ou seja, 95% das pessoas têm o vírus e ainda não sabem”, argumenta a presidente do clube, Silvana Silveira. No Brasil, há mais de 3 milhões de brasileiros contaminados e em dez anos levou à morte cerca de 37 mil pessoas.

A ação vai acontecer na Casa da CDL, localizada na praça Getúlio Vargas, das 9 às 17 horas. “Esperamos que a comunidade aproveite esta oportunidade. A nossa ideia é realizar a testagem no maior número de pessoas”, acrescenta Silvana. Os exames serão realizados em parceria com estudantes e docentes do Curso de Biomedicina da Universidade de Santa Cruz do Sul. “Mais de 90% dos casos de hepatite C são curáveis, desde que haja diagnóstico prévio e prevenção. Isso demonstra a importância e a necessidade de o Rotaract se mobilizar e atuar”, finaliza a presidente. Além disso, o clube também vai disponibilizar testes de sífilis e HIV, também gratuitamente.


Minha Mochila Jeans

No ano de 2017, o Rotaract Club de Santa Cruz do Sul divulgou o projeto Minha Mochila Jeans – campanha de volta às aulas que objetivou a confecção de cem mochilas para crianças em vulnerabilidade social do município. Para a segunda edição, em andamento, os membros se desafiaram a entregar 300 mochilas no início do ano letivo de 2019. Para alcançar a meta, o clube necessita de cerca de 80 calças jeans. Para isso, além dos pontos de coleta que já estão em funcionamento, a comunidade poderá deixar suas doações na ação deste sábado, junto à casa da CDL. Os demais pontos de coleta são:  Unisc (Biblioteca), Ceisc, Joalheria Kothe (Shopping Germânia), M&A Kids (Shopping Santa Cruz), Uninter e BMask.