Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Natal nos trilhos

Rio Pardo volta no tempo com apito da Maria Fumaça

O relógio marcava 22h15 e o primeiro apito da Maria Fumaça Mallet 204 foi ouvido. A estação férrea de Ramiz Galvão, em Rio Pardo, que há mais de 30 anos não recebe passageiros de trem voltou a ter vida na noite desse domingo. Uma multidão saiu de casa para ver o trem da Rumo passar iluminado, trazendo ao presente um som que muitos guardam dentro do coração. 

“É uma emoção muito grande. Meu pai trabalhou a vida toda aqui, ele foi maquinista, é como se ele estivesse tocando o sino para mim”, diz o aposentado Soli Camargo, de 73 anos. Nesse doimingo ele se encontrou com o tempo em que vendia bergamota no cesto para os passageiros que utilizavam a linha Rio Pardo – Porto Alegre, com meio de transporte. “Eu não cheguei a trabalhar na ferrovia, mas vinha aqui todos os dias, a gente ainda mora aqui perto. Estou muito feliz nesta noite.”

A atendente Luma Garcia fez um cartaz para homenagear três gerações de sua família. Na parede descascada da estação, bisavô, avô e pai. “Meu pai ficou deprimido quando a ferrovia foi privatizada. Ele era maquinista como o pai dele e e como o avô dele. Amanhã faz dois anos que ele partiu no trem da vida”, conta Luma. Depois que o pai, André Luiz Rodrigues Garcia deixou os trilhos, nos anos de 1990, virou artista plástico. A primeira obra dele, adivinhe, foi uma Maria Fumaça para o carnaval rio-pardense. “Ele gostava muito deste lugar, por isso estamos aqui hoje, para homenageá-lo.” 
Sob aplausos, acenos de lenço branco e lanternas de celulares acesas, a locomotiva chegou devagarinho, vinda de Cachoeira do Sul. A cada apito, gritos e choro. Cinco vagões de passageiros foram anexados à máquina, representando diferentes épocas dos ferroviários brasileiros. Na carona do último vagão, Papai Noel passou acenando para a multidão que foi à estação ver o trem das “dez” passar. 

Publicidade

Saiba mais

A iniciativa de trazer a locomotiva para a estação de Rio Pardo é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Rumo, atual operadora logística das linhas ferroviárias no Estado. Ela faz parte do projeto “Natal nos Trilhos Rumo”. 
O itinerário da Mallet 204, de fabricação norte-americana, começou na cidade de Rio Negro, no Paraná. Ao todo, a locomotiva percorrerá 27 cidades nos três estados, fazendo paradas com a registrada neste domingo, em Rio Pardo. De lá, a Maria Fumaça seguiu para Canoas.

Foto: Rodrigo Assmann
Foto: Rodrigo Assmann

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.