Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prejuízos

Temporal causa estragos e falta de luz em Santa Cruz do Sul

O temporal que atingiu Santa Cruz do Sul no fim da tarde desta segunda-feira, 17, causou estragos em residências. De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, tenente José Joaquim Dias Barbosa, os prejuízos ainda estão sendo contabiliazado. No entanto, informações preliminares apontam que houve pelo menos 20 destelhamentos de residências, oito árvores caídas e a queda de dois postes de energia. Segundo Barbosa, os estragos ocorreram em diversos pontos do município. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) informou que, até o fim da tarde, nenhum caso de lavoura danificada havia sido registrado na região. 

Moradores relatam falta de energia nos bairros Germânia, São João, parte do Arroio Grande, Esmeralda, Santa Vitória, Capão da Cruz, além de localidades do interior como em Linha Pinheiral e Rio Pardinho. Há relatos de fios de luz caídos nos bairros Esmeralda e Bonfim. No Centro também teve queda de energia e a sessão da Câmara, que começaria às 18 horas, teve que ser transferida para a manhã desta terça-feira. A programação da Christkindfest desta segunda-feira foi cancelada por conta do tempo. No começo da noite, a Secretaria de Saúde suspendeu os atendimentos no Centro Materno Infantil (Cemai) em razão do desabastecimento.

Segundo informação obtida pela Prefeitura junto à RGE Sul, 350 clientes estão sem energia no município e não há previsão de retorno do serviço. Em nota, a RGE Sul informou que 123 mil clientes da concessionária e 73 mil da RGE estão desabastecidos no Estado. As regiões mais atingidas são a Central, os vales do Taquari e Rio Pardo e a Metropolitana. 

Publicidade

Confira a nota na íntegra:

“Parte das áreas de concessão da RGE e RGE Sul foram atingidas por novos temporais na tarde desta segunda-feira, 17. Os fortes ventos, que em algumas regiões se aproximaram dos 100 km/h, causaram danos à rede elétrica das distribuidoras. Neste momento, as equipes ainda contabilizam os estragos, mas já trabalham, com todo o seu contingente, na recomposição da rede a fim de restabelecer a energia aos 123 mil clientes da RGE Sul e 73 mil clientes da RGE que estão desabastecidos. A área da RGE Sul foi a mais afetada, principalmente a Região Central, vales do Rio Pardo e Taquari e Região Metropolitana. Na RGE, os municípios da Região Metropolitana atendidos pela distribuidora foram os mais atingidos.

As concessionárias alertam os clientes para que não se aproximem de fios e cabos caídos. Além disso, é importante não deixar de registrar a sua falta de energia por algum dos canais das distribuidoras:

Publicidade

Agência Digital: https://servicosonline.cpfl.com.br
– RGE – SMS com o SEU CÓDIGO (está na fatura de energia) para o número 27350 ou 0800 970 0900.
– RGE SUL – SMS com o SEU CÓDIGO (está na fatura de energia) para o número 28410 ou 0800 707 7272.”

LEIA MAIS

Foto: Vanderlei LopesFios caíram durante o temporal no Bairro Esmeralda
Fios caíram durante o temporal no Bairro Esmeralda
Foto: Reprodução/WhatsAppA leitora Andressa Flores registrou a chegada do temporal em Santa Cruz
A leitora Andressa Flores registrou a chegada do temporal em Santa Cruz
Foto: Igor Müller

 

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.