Novas perspectivas 20/12/2018 23h51 Atualizado às 09h34

Integrantes da Coomcat festejam a formatura do ensino fundamental

Cerimônia ocorreu na noite dessa quinta, com a presença de quatro recicladores e outros 16 participantes de quatro projetos

A solenidade de conclusão do ensino fundamental, realizada pelo Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) no início da noite dessa quinta-feira, foi ainda mais especial. No auditório da Secretaria Municipal de Educação, entre os diplomados da 16ª edição, quatro membros da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) davam início a uma nova era.

Morador do Residencial Viver Bem, José Sedenir Rodrigues, de 54 anos, foi um dos participantes do projeto realizado em parceria com a cooperativa. O operador de máquinas se inscreveu para fazer as provas que garantiram o diploma do ensino fundamental. Para ele, chegar nesse nível é muito satisfatório. “Tá na hora de acordar. Com o passar do tempo a gente vai sentindo a necessidade de ter o diploma. Agora é preciso evoluir mais.”

Além dele, Dulce Lopes da Silva, 37, estampava um sorriso no rosto pela conquista. “Estamos felizes, também, pelo incentivo que recebemos da Coomcat. Esperamos servir de exemplo para nossos colegas. A gente não vai parar por aí.” Conforme a coordenadora do Cemeja, Carla Rejane Trindade de Fraga, em 2018 o Núcleo contabilizou 123 concluintes no primeiro e no segundo semestre, o maior número dos últimos cinco anos, quando se manteve uma média de 80 formados.

De acordo com ela, os resultados refletem uma mudança de estratégia no trabalho, com foco na realidade daqueles que buscam novamente pelos estudos. “Aos poucos eles vão recuperando a capacidade de comprometimento, a autoestima e a confiança.” Também concluíram os estudos participantes de projetos nas escolas Felipe Becker e Dom Pedro II e no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.

Foto: Rodrigo AssmannPara serem exemplos, José Sedenir e Dulce planejam continuar se aperfeiçoando
Para serem exemplos, José Sedenir e Dulce planejam continuar se aperfeiçoando