Clima 21/12/2018 00h26 Atualizado às 06h25

Verão começa nesta sexta; saiba o que esperar da estação

Gaúchos já sentem uma prévia do calorão prometido para os próximos meses

O verão começa oficialmente às 20h22 desta sexta-feira, 21 – hora exata em que o Hemisfério Sul recebe a maior quantidade de energia solar –, mas os gaúchos já sentem uma prévia do que está por vir. A tendência é que a estação seja mais abafada do que o normal, com máximas que podem ultrapassar os 40 graus no Rio Grande do Sul. O clima deve ser muito parecido com as marcas registradas no início desta semana, quando a marca mais alta em Santa Cruz do Sul foi de 39 graus. A MetSul Meteorologia projeta que as temperaturas podem superar a média histórica para a estação no RS.

Segundo a meteorologista Estael Sias, o verão é a época em que ocorrem pancadas localizadas e passageiras de chuva em dias de calor e umidade alta, da tarde para a noite. “Casos mais extremos, sobretudo em dias de calor muito intenso, trazem até tempestades severas com estragos por granizo, chuva excepcionalmente volumosa em curto período, vendavais, tornados e correntes violentas de vento, como se viu em Porto Alegre em 29 de janeiro de 2016.”

Outra característica da estação será a irregularidade da chuva. “É muito possível que, dentro de algumas regiões, ela possa ficar abaixo ou acima da média, tamanha a irregularidade das precipitações.” Episódios de chuva volumosa também serão esperados. Ainda que o calor predomine, Estael acrescenta que é bem provável a ocorrência de dias de temperatura amena com maior influência de rápidas passagens de ar frio.

Marca
40 graus deve ser uma temperatura constante no verão

Feriadão de sol e calor

O feriadão de Natal só começa com chuva, mas não demora para que o tempo se firme e o sol predomine. Conforme a MetSul Meteorologia, este sábado começa com instabilidade em Santa Cruz, mas o clima melhora no início da tarde. O dia será marcado pelo vento sul, que evita o abafamento. A máxima chega aos 30 graus.

Já no domingo, o sol predomina desde cedo e a temperatura começa a se elevar. “A máxima chega aos 33 graus à tarde, mas a boa notícia é que a véspera de Natal será de temperatura agradável”, explica Estael Sias. O tempo firme segue também no feriado, dia 25, quando os termômetros também poderão ultrapassar os 30 graus.