Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Parceria internacional

Coreanos buscam oportunidades de negócios no Vale do Rio Pardo

O país de origem da marca de celular mais vendida no mundo, Samsung, e também com uma indústria de games crescente, a Coreia do Sul mostra interesse em negócios com a região. Com o objetivo de conhecer mais sobre o Vale do Rio Pardo, o CEO da Câmara de Comércio da União de Cidades Brasileiras na Coreia do Sul (KBCHAM), Eduardo Komatsu, e o CEO da BraxKo, Kim Young Joon, visitaram na tarde desta terça-feira, 8, o Centro Regional de Especialidades Médicas do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em Santa Cruz do Sul. Os representantes coreanos discutiram novas oportunidades entre a região e o país asiático. Durante o dia também houve outros encontros em Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul.

A visita foi um desdobramento da Missão Coreia, com a viagem de um comitiva de prefeitos e empreendedores ao país asiático de 18 a 25 de agosto de 2017. O prefeito de Venâncio Aires, Geovani Wickert, participou do grupo na época como representante da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Entre as áreas que a região mostra interessE na tecnologia coreana está a destinação dos resíduos sólidos e a energia fotovoltaica.

A Coreia do Sul é o sexto maior parceiro de negócios do Brasil e a criação da Câmara de Comércio, da União de Cidades Brasileiras ocorreu com o objetivo de estreitar as relações diplomáticas entre os dois países, com as portas abertas para prefeitos, empresários e investidores em busca de informações e novos negócios. O CEO da KBCHAM, Eduardo Komatsu, destacou a localização estratégica da região no Mercosul e a qualidade de vida da população. Além de buscarem oportunidades de investimentos, os coreanos também estão de olho nos produtos alimentícios brasileiros. O país asiático importa do Brasil diversos ítens procedentes da agricultura, pois a sua área agrícola é pequena em consequência da grande extensão de relevo altamente montranhosa.

Publicidade

Há meio século, a Coreia do Sul estava entre os países com maior pobreza no mundo. No ranking global de desenvolvimento, a renda anual dos brasileiros era duas vezes maior que a dos coreanos.  O nível escolar era inferior ao da África. Graças aos investimentos na educação, hoje é um dos países mais desenvolvidos no mundo. A trajetória coreana mudou radicalmente, o país viveu um milagre econômico e entrou para o time das nações desenvolvidas.

Com 50 milhões de habitantes, a Coreia do Sul ocupa só quase a metade do estado de São Paulo. Nesse compacto território, abriga marcas valiosas como Samsung, LG, Hyundai, Kia, Posco – a quarta maior fabricante de aço do mundo – e SK Hynix, a segunda na produção mundial de chips.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.