Santa Cruz 11/01/2019 14h21 Atualizado às 20h04

Prefeitura fará praça ao lado da nova biblioteca no Centro

Anúncio foi feito nesta manhã, durante a oficialização da nova Secretaria de Cultura

O prédio que existe na esquina das ruas Galvão Costa e Marechal Floriano, ao lado da futura Biblioteca Municipal, será demolido e dará espaço para uma nova praça. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 11, durante a oficialização da nova Secretaria de Cultura.

A praça terá espaço para chimarródromo, wifi, brinquedos e academia ao ar livre. A intenção da Prefeitura é embelezar o espaço e tornar o local como mais um ponto de encontro no centro da cidade. "Nos pretendemos, inclusive, que o lado esquerdo de quem olha para o Monumento do Imigrante tenha a mesma característica da fachada e da lateral da outra rua", explicou o prefeito Telmo Kirst (Progressistas). 

A previsão é de que as obras iniciem ainda neste mês e a conclusão está prevista para abril. "Temos três meses para trabalhar isso e eu acredito que o prazo é factível", avaliou. O valor a ser investido no local ainda não foi divulgado.

Foto: Régis de Oliveira Júnior

 


BIBLIOTECA MUNICIPAL
A Biblioteca Municipal de Santa Cruz do Sul será transferida até abril para a Rua Marechal Floriano, no Centro. O serviço passará a ser oferecido no prédio histórico da antiga cadeia municipal, em frente ao Monumento do Imigrante, que já abrigou a Secretaria de Agricultura. Atualmente, a biblioteca funciona junto à estrutura da Secretaria de Educação, em frente ao Ginásio Poliesportivo, na Rua Coronel Oscar Jost.

O espaço passa por reformas, adaptações e instalações de acessibilidade para abrigar a biblioteca. O prédio, inaugurado em 1900, é uma das construções protegidas pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município. Por isso, a fachada será restaurada de acordo com as normas desse órgão sob coordenação da Secretaria de Planejamento, para que todas as características históricas da edificação sejam preservadas.

Foto: Rodrigo AssmannProposta do governo é instalar a pasta junto à nova Biblioteca Municipal, que está sendo implantada no prédio do antigo presídio
Proposta do governo é instalar a Secretaria de Cultura junto à nova Biblioteca Municipal, que está sendo implantada no prédio do antigo presídio