Santa Cruz 11/01/2019 16h22 Atualizado às 16h32

Vendas de Natal crescem 10,3% em relação a 2017

Balanço foi fechado pela Câmera de Dirigentes Lojistas nesta semana

A média de vendas do comércio de Santa Cruz do Sul no período de Natal ficou 10,3% maior do que a registrada em 2017. Conforme o balanço fechado pela Câmera de Dirigentes Lojistas (CDL) do município nesta semana, alguns setores se sobressaíram, como as áreas de móveis planejados, com crescimento de 31,8%, e bazar e eletrônicos, com 18,5%.

O presidente da CDL Santa Cruz, Márcio Farias Martins, destaca que a média de vendas no comércio em geral foi boa, apesar de alguns setores terem registrado um volume menor de vendas, como é o caso do setor de vestuário. “Tivemos um movimento muito grande no comércio por conta do Natal, algo registrado pelos números. Móveis planejados e Bazar e eletrônicos foram os campeões em vendas, sendo que o vestuário teve uma venda inferior, o que é um movimento atípico do consumidor”, observa Martins.

Para 2019, a expectativa dos lojistas é que as vendas sejam ainda melhores. “A onda de otimismo nesta reta inicial do ano faz crer em aumento no volume de vendas. Estamos apostando num crescimento médio em torno de 7%, mas vai depender um pouco de como a economia vai se comportar ao longo do ano”, comenta. A pesquisa do CDL usa como base os números repassados por 10% dos lojistas filiados à entidade.

Números por área

Vestuário: - 9%
Joalheria: 3,5%
Calçados: 1%
Material de construção: 7,5%
Bazar e eletrônicos: 18,5%
Informática: 5,3%
Móveis planejados: 31,8%
Média geral: 10,3%