Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Mudar os hábitos alimentares é possível; veja como

Ter hábitos saudáveis não é fácil para muita gente e fica mais difícil ainda se você passar parte da vida dentro de uma padaria cheia de opções gostosas. Esse era o caso da biomédica santa-cruzense Camila Lersch, de 29 anos, que se criou dentro do comércio dos avós, em Sinimbu. Dos 4 aos 17 anos morou no local. Como ela mesma conta, depois de chegar da escola já tinha um ritual. “Eu ia para a padaria, fazia furinhos na lata de leite condensado e ficava tomando”, comenta. Durante a infância, e depois na adolescência, foram anos entre os bolos, tortas e doces da padaria, mas hoje uma das comidas preferidas da jovem é a lasanha de couve (veja a receita abaixo).

Até os 24 anos – mesmo depois de ter saído de casa para estudar em Porto Alegre – Camila manteve hábitos alimentares não saudáveis. Até que em 2013 a avó teve câncer e ela repensou sobre o assunto. “Descobri que a alimentação poderia melhorar em até 500% o efeito do tratamento quimioterápico”, comenta. Depois disso, resolveu estudar e disseminar informações sobre estilo de vida saudável. “Eu não podia guardar essa informação só pra mim.” 

O primeiro desafio foi fazer as comidas saudáveis se tornarem gostosas, ainda mais que ela não tinha afinidade com a cozinha. “As receitas que encontrava eu não conseguia fazer, aí fui inventando coisas práticas e simples”, conta. As mudanças alimentares e os resultados positivos foram sendo incorporados na vida de biomédica, e ela percebeu que a adoção de hábitos saudáveis não precisava ser cara, nem complicada. 

Publicidade

MÉTODO PRÓPRIO
Camila desenvolveu o método Mudando meu estilo de vida (MMEV). Um programa de mentoria no qual ela atende pessoas do Brasil inteiro que desejam adquirir um estilo de vida mais saudável. A mentoria trata de alimentação, além de gratidão, meditação, atividades físicas e prazer além da comida. O objetivo são as mudanças do estilo de vida aos poucos, de forma que os bons hábitos sejam incorporados no cotidiano. 

DICAS PARA INICIAR A MUDANÇA ALIMENTAR
1. É preciso ter um motivo forte para mudar, além de saber sobre os benefícios que você busca. No caso de Camila, o motivo foi a doença da avó.
2. Simplificar o estilo de vida saudável. Sem receitas complicadas e ingredientes caros. É possível ter uma alimentação saudável com ingredientes de feira.
3. Ter consciência de que não será apenas um hábito que irá salvá-lo, e sim um conjunto de coisas que formam um estilo de vida.
4. É importante variar nos vegetais, frutas e legumes. Além de fazer receitas que tornem os alimentos gostosos.
5. Não se enganar ao procurar os chamados produtos fit, low carb, sem açúcar e sem gordura. Isso porque eles são industrializados e nunca serão tão bons na alimentação como os produtos naturais. Além disso, os produtos industrializados vendidos como saudáveis contêm ingredientes que podem ser prejudiciais para a saúde.

RECEITA PREFERIDA 
Lasanha de couve – por Camila Lersch

Publicidade

1.Untar uma assadeira com manteiga;
2.primeira camada é com folhas de couve cruas;
3. segunda camada é de vegetais;
4. terceira camada é de carne moída;
5. repete as camadas (folhas de couve, vegetais e carne);
6. coloque uma camada de maionese de castanha de caju (opcional);
7. finalize com uma camada de queijo;
8. deixe no forno por uns 15 minutos e pronto.

Para a camada de vegetais: picar vegetais variados e refogar com bastante manteiga (sugestões de vegetais: abobrinha, cenoura, chuchu, brócolis, berinjela).
Para a camada de carne: refogue alho, cebola e carne moída.
Para a maionese de castanha de caju: deixe um copo de castanhas de molho por seis horas, lave, bata no liquidificador com um copo de água, sal e alho (faça do seu gosto, é recomendado quatro dentes).
A lasanha dura quatro dias na geladeira e é recomendado fazer em uma assadeira grande.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.